PRF recupera três veículos e cumpre mandados de prisão em municípios maranhenses
Na última terça-feira (7), equipes PRF recuperaram em São Luís/MA e Peritoró/MA, dois veículos com ocorrências de roubo/furto e adulteração de sinais identificadores. Dois mandados de prisão foram cumpridos. E ainda nesta quarta-feira (8), também foi recuperada uma motocicleta com sinais identificadores adulterados.
São Luís – Em ronda no km 8 da BR-135, uma equipe PRF avistou um carro fazendo zig zag na via, o que levou os policiais rodoviários federais a realizarem a abordagem.
O veículo era conduzido por um homem de 32 anos, acompanhado de mais 3 pessoas. O condutor informou estar se deslocando da zona rural do município de Rosário/MA à capital São Luís/MA.
Ao realizarem a consulta da placa do veículo nos Sistemas PRF, foi observado sinais de adulteração e constatado que o veículo na verdade se tratava de um clone. Após verificações minuciosas, os policiais conseguiram chegar na real identificação do veículo que, inclusive, possuía registro de roubo/furto. Ao ser questionado, o condutor admitiu que sabia da procedência ilícita do veículo e que estava “tentando resolver”.
Ainda durante as fiscalizações, foi identificado um mandado de prisão pendente de cumprimento em desfavor de uma das passageiras, uma mulher de 27 anos, por crime de roubo qualificado. Os outros passageiros não apresentaram documentos de identificação físicos e os dados informados apresentaram inconsistências, necessitando de uma identificação mais apurada.
Foi constatado, a princípio, o crime de Receptação de Veículo e a pendência de cumprimento de Mandado de Prisão, os envolvidos e o veículo foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil da Cidade Operária.
Peritoró – Durante ronda na BR-135, altura do km 235, nas proximidades do povoado de Independência, policiais rodoviários federais abordaram um carro de passeio e, ao solicitarem os documentos obrigatórios, o condutor de 25 anos, apresentou apenas o documento de identidade, informando não ser habilitado à condução de veículo automotor.
Além do condutor, havia mais duas pessoas no interior do veículo, uma mulher de 27 anos e um homem que não apresentou documentos de identificação.
Após análise detalhada dos elementos identificadores do veículo, foi verificado pela equipe que o carro apresentava placas falsas e possuía um boletim de ocorrência registrado por roubo em 13 de outubro de 2022, em Teresina/PI.
Também foi descoberto que um dos passageiros sem identificação se tratava de um foragido do sistema prisional do Maranhão desde o dia 10 de maio de 2022, e possuía um mandado de prisão em aberto. As pesquisas aos sistemas criminais apontaram várias anotações em desfavor do foragido, especialmente relacionadas a crimes cometidos contra instituições financeiras nos estados do Mato Grosso do Sul e do Maranhão.
Posteriormente, foi verificado ainda pelos policiais que outra passageira respondia a um processo criminal por homicídio, tendo sido denunciada pela 1ª Promotoria de Justiça Criminal de Castanhal/PA.
No interior do veículo foram localizadas ferramentas do tipo parafusadeira, com duas baterias carregadas, uma chave de fenda grande, uma espátula tipo pé-de-cabra, além de um par de placas de identificação veicular.
Todos os envolvidos, juntamente com o veículo e os materiais apreendidos, foram encaminhados à Polícia Civil para adoção dos procedimentos pertinentes.
Em São Luís, na manhã desta quarta-feira (8), a PRF recuperou ainda uma motocicleta modelo BIS com sinais identificadores adulterados.