PRF participa de operação integrada com a Receita Federal e Polícia Civil no Maranhão

Visando reprimir crimes de contrabando e de descaminho, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) participou da Operação FÀNZUÌ, deflagrada pela Receita Fededal. A ação, que também teve a presença da Polícia Civil, ocorreu no início da manhã desta sexta-feira (5), no centro da cidade de Imperatriz, região tocantina maranhense, e apreendeu o equivalente a cerca de 1 milhão e 28 mil reais em mercadorias ilegais.

A maior parte dos produtos ilegais comercializados no Brasil são produzidos principalmente na China, motivo pelo qual a Operação foi batizada de FÀNZUÌ, palavra do idioma chinês que significa crimes.

As equipes da PRF, Polícia Civil e Receita Federal fiscalizaram sete lojas localizadas no centro de Imperatriz. A maior parte das mercadorias averiguadas foram bonés, carteiras, bolsas, eletrônicos, acessórios para smartphones, selos da Anatel e selos de marcas.

A ação resultou na apreensão de aproximadamente 247 sacos de ráfia, que corresponde a mais de 3 toneladas de produtos ilegais.

O trabalho em conjunto com outras forças de fiscalização e segurança para combater crimes contra o fisco tem como objetivo garantir um comércio justo e a manutenção de empregos. Isso porque boa parte dos produtos ilegais sonegam impostos e são réplicas de marcas famosas confeccionados com materiais que podem colocar em risco à saúde e à segurança do consumidor.