O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de Noticias

PRF no Maranhão participa da Corrida Ciclística Cidade do Aço

A Polícia Rodoviária Federal no Maranhão participou, na manhã deste domingo (28), da Corrida Ciclística Cidade do Aço. O evento, organizado pela Secretaria de Esportes de Açailândia, contou também com o apoio da Secretaria de Trânsito do município.

A PRF atuou nos trechos de BR, garantindo a segurança dos ciclistas durante o percurso. Foram utilizadas moto batedores, viaturas operacionais e um total de 09 policiais no evento. 

Ao todo, os competidores percorreram 90 km em um trajeto fracionado entre as BR-222 e BR-010, passando pelo perímetro urbano do município de Açailândia. 

Ao final, foi realizada palestra educativa com os ciclistas e acompanhantes, sobre seus direitos e deveres no trânsito, conscientizando os presentes sobre a necessidade e responsabilidade de todos em garantir um trânsito mais seguro.

Ciclistas

Nos últimos dois anos, em todo o país, as vendas de bicicletas aumentaram 50% tendo o número de acidentes com ciclistas aumentaram 30% apenas no ano de 2021.O aumento no número de  ciclistas nas ruas e ciclovias não refletiu em uma maior conscientização dos motoristas de veículos automotores sobre como conviver com esse meio de transporte.

Existem mais bicicletas do que carro no Brasil, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Apesar disso, pouco se discute sobre os direitos e deveres do ciclista. A PRF no Maranhão vem tentando reverter essa realidade realizando campanhas educativas sobre o tema, discutindo e conscientizando sobre esses atores do trânsito.

O Código de Trânsito Brasileiro prevê que o ciclista tem prioridade sobre os automóveis e os pedestres, sobre os ciclistas. Isso significa que os veículos de maior porte são sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela segurança dos pedestres. A Polícia Rodoviária Federal vem trabalhando ativamente na difusão dessa ideia para garantir um trânsito seguro para todos.