O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

GeralÚltimas Noticias

PRF flagra dois caminhões transportando 60,5m³ de madeira irregular em Presidente Médici (MA)

Em 30 de outubro de 2025, durante fiscalizações de rotina realizadas no km 96 da BR-316, no município de Presidente Médici (MA), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou dois caminhões que transportavam madeira nativa serrada.

Primeira abordagem

Por volta das 14h30, os policiais abordaram um caminhão cuja carga era acompanhada por uma Guia Florestal emitida em 28 de outubro de 2025, referente a 20,002m³ de madeira serrada, das espécies Brosimum guianense, Coutarea hexandra e Simarouba amara.

Durante o procedimento de cubagem, verificou-se que o volume real da carga era de 31,488m³. Além disso, a análise macroscópica das amostras coletadas revelou a presença de pelo menos quatro essências florestais não declaradas na documentação (Lecythis sp., Vatairea sp., Erisma sp. e Goupia glabra), representando cerca de 60% do total da carga.

Segunda abordagem

Minutos depois, por volta das 14h40, a equipe abordou outro caminhão também carregado com madeira nativa serrada. A Guia Florestal apresentada, emitida em 29 de outubro de 2025, indicava o transporte de 20,210m³ das espécies Astronium leicointei e Hymenaea courbaril.

Após a cubagem, os policiais constataram que a carga totalizava 29,016m³, excedendo significativamente o volume declarado. Além disso, amostras coletadas apontaram a presença de essências não declaradas, o que também tornou o documento de origem florestal inválido, nos termos da mesma Instrução Normativa do IBAMA.

Ambos os condutores assinaram Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e se comprometeram a comparecer em audiência no Juizado Especial Criminal (JECRIM) competente. Ao todo, foram apreendidos cerca de 60,5m³ de madeira serrada transportada de forma irregular, distribuídos entre os dois caminhões, que foram recolhidos ao pátio da Unidade Operacional da PRF em Araguanã, ficando à disposição dos órgãos ambientais e da Justiça.