O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Geral

Presidente Lourival Serejo recebe congratulações da Academia Vianense de Letras

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Lourival Serejo, recebeu da Academia Vianense de Letras (AVL) mensagem de congratulação pelo início no exercício do cargo como dirigente do Poder Judiciário maranhense.

A nota de congratulação estendeu-se também aos demais integrantes da mesa diretora do Judiciário, aos desembargadores José Bernardo Rodrigues (vice-presidente) e Paulo Velten (corregedor geral da Justiça).

A homenagem – por meio da presidente da AVL, Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro, diretoria e acadêmicos – congratula a família e amigos do desembargador Lourival Serejo “à distância, em tempo de pandemia do coronavírus, que não permitiu a participação presencial de todos, para saudação com um abraço fraterno”.

A nota especial da Academia Vianense de Letras menciona que apesar do momento de dificuldade e de grandes desafios “não há dúvidas de que o desembargador Lourival Serejo desempenhará sua nobre missão com eficiência, ética, tranquilidade e sabedoria”, concluindo que a entidade “externa votos de felicidade e pleno êxito no exercício da Presidência do TJMA”.

CADEIRA Nº 10

O desembargador Lourival Serejo ocupa a cadeira nº 10 da Academia Vianense de Letras, cujo patrono é o seu ilustre conterrâneo Estêvão Rafael de Carvalho, nascido em 20 de janeiro de 1808. Assim como o presidente do TJMA, Estêvão Carvalho também atuou como juiz em sua cidade natal.

Segundo texto de autoria do próprio desembargador Lourival Serejo sobre seu patrono, Estêvão Carvalho era um homem destemido, dotado de uma inteligência penetrante, que se destacou em todas as suas atividades, seja como jornalista, professor ou parlamentar.

O desembargador Lourival Serejo também é membro da Academia Maranhense de Letras (Cadeira nº 35, patrono César Marques), da Academia Imperatrizense de Letras (Cadeira nº 4, patrono Cândido Mendes) e da Academia Maranhense de Letras Jurídicas (Cadeira nº 10, patrono Dionísio Rodrigues Nunes).

SOBRE A ACADEMIA

Fundada no dia 4 de maio de 2002, a Acadeia Vianense de Letras tem o objetivo de resguardar e empenhar-se pela promoção da cultura, notadamente da literatura, do município de Viana e da Baixada Maranhense. A iniciativa concretizava, assim, uma antiga aspiração de vários intelectuais filhos da terra.

LITERATURA

O presidente do TJMA, desembargador Lourival Serejo, publicou diversas obras, entre elas: “O presépio queimado”, “Rua do porto”, “O baile de São Gonçalo”, “Do alto da Matriz”, “Na casa de Antônio Lobo”, “Da aldeia de Maracu à Vila de Viana”, “Entre Viana e Viena” e “Pescador de memórias”.

Na área jurídica, Lourival Serejo tem vários trabalhos publicados nas principais revistas do país e os seguintes livros de sua autoria: “Contribuições ao estudo do Direito”; “Direito Constitucional da Família”; “Provas ilícitas no direito de família”; “A família partida ao meio”; “Formação do Juiz: anotações de uma experiência”; “Comentários ao Código de Ética da Magistratura Nacional” e “Os Novos Diálogos do Direito de Família”.