Presidente do TRT-MA participa da 1ª Reunião do Coleprecor em formato telepresencial

O Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (MA), Desembargador Francisco José de Carvalho Neto, participou nesta quarta-feira (16/2), da 1ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor) de 2022, que aconteceu em formato telepresencial.Na pauta da discussão, assuntos relacionados à reestruturação e orçamento da Justiça do Trabalho.

O Presidente avaliou que o espaço de diálogo e de troca de informações foi relevante para afinar relações entre os dirigentes do Tribunal sob a mediação do Coleprecor. Também ponderou que a reunião contribuiu para fortalecer parcerias entre os TRTs e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) considerando os novos desafios da Justiça do Trabalho. “Com grande satisfação participo da primeira reunião do Coleprecor e estamos à disposição para colaborar e ajudar no que for possível”, declarou.

Sobre a questão da reestruturação das Varas Trabalhistas, em cumprimento à adequação das jurisdições da primeira instância previsto no artigo 27 da Resolução do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) nº 296/2021, o Desembargador Presidente disse que estudos estão sendo realizados sobre a matéria e que o assunto será decidido pelo Tribunal Pleno. 

Acrescentou que relatório completo com o diagnóstico da movimentação processual das Varas do Trabalho e a necessidade de possíveis ajustes na padronização da estrutura organizacional e de pessoal da Justiça do Trabalho no Maranhão serão compartilhados com o CSJT. De acordo com o Presidente, o esforço do TRT é para cumprir a Resolução CNJ nº 296/2021 e ao mesmo tempo considerar as necessidades do jurisdicionado maranhense.

Programação – A 1ª Reunião Ordinária do Coleprecor foi coordenada pelo Presidente do TRT da 17ª Região (ES), Desembargador Marcello Maciel Mancilha, atual dirigente da instituição. Os assuntos principais da reunião foram apresentados pela secretária-geral do CSJT, servidora Carolina Ferreira (reestruturação) e pela secretária de orçamento e finanças do CSJT, servidora Kátia dos Santos Silva (orçamento e finanças).