Presidente do TJMA participa de inauguração da Academia Vianense de Letras

A cidade de Viana comemorou os seus 264 anos de existência com inauguração da sede da Academia Vianense de Letras (AVL), Patrona Anica Ramos, nessa quinta-feira (8/7), pelo Governo do Maranhão. Ocupante da cadeira nº 35 e membro fundador da AVL, o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Lourival Serejo esteve presente na solenidade, junto ao governador do Estado, Flávio Dino. 

“Neste dia em que Viana completa 264 anos, dia máximo histórico para a cidade, dia maior de sua existência política, Viana sedia a capital do Estado do Maranhão, uma vez que aqui estão o chefe do Poder Executivo, o chefe do Poder Judiciário, o representante do Poder Legislativo e todo o secretariado do Governo”, enfatizou o presidente em seu discurso.

O projeto de edificação cultural da Sede da Academia foi aprovado e construído sob a regência da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (9.437/2011), por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma). A obra de construção da AVL contou com o patrocínio do Grupo Mateus.

O desembargador Lourival Serejo destacou uma maior responsabilidade e incumbência por parte dos acadêmicos após inauguração da nova sede. “Estamos de parabéns, nos apoderamos do futuro que sonhávamos e estamos hoje nesse presente que é essa grande congratulação cultural. O conforto que temos hoje nos gera responsabilidade, a academia não pode parar mais. Temos o dever de fazermos a inclusão cultural do jovens da cidade, levar a cultura para todos os colégios, para recuperar o prestígio cultural que Viana teve em toda a sua existência”, ressaltou o desembargador Lourival Serejo, agradecendo ao governador Flávio Dino por ter viabilizado a nova sede da AVL.

A pedra fundamental da sede da AVL foi lançada em 2019 e a obra de construção do prédio foi finalizada em abril de 2021. O projeto arquitetônico preservou as características originais do antigo centro histórico colonial da cidade de Viana, respeitando especificamente os moldes de um casarão erguido em 1835, onde viveu um ilustre personagem da história vianense, o farmacêutico Ozimo Carvalho, um dos patronos da AVL. O sobrado onde Ozimo Carvalho viveu, situava-se exatamente no mesmo terreno onde foi construída a nova sede. 

A nova sede da AVL dispõe de teatro-auditório, camarim, anfiteatro na área externa, salas administrativas, salão destinado a mostras e exposições, entre outras instalações. 

“A materialização da sede da Academia representa maior aproximação da cultura com a sociedade e da sociedade vianense com a produção artística que será disponibilizada pela Academia Vianense de Letras. O prédio, que resgata as características originais dos casarões coloniais da cidade, também deve estimular a atividade turística no município”, avalia Fátima Travassos, diretoria da Casa.

Também estavam presentes o desembargador Froz Sobrinho, a diretora do Fórum de Viana, juíza Carolina de Sousa Castro (Titular da 2ª Vara), o prefeito da cidade Carlos Augusto Furtado Cidreira e demais autoridades.