Presidente do TCE-MA planta palmeira doada pela Jornada Socioambiental

“Esta muda foi um presente do presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Lourival Serejo, e do presidente do Núcleo Socioambiental, desembargador Jorge Rachid, todos nós participantes da Ecoliga, iniciativa de vários órgãos que visa ao desenvolvimento sustentável”, disse o presidente do TCE-MA, conselheiro Nonato Lago, ao plantar a palmeira de jardim (ou palmeira ornamental) em canteiro dentro das instalações do tribunal.

A muda da planta foi doada ao TCE-MA durante a Jornada Socioambiental, realizada de 05 a 11 de junho deste ano em São Luís. A palmeira de jardim, também conhecida como ráfia, é uma espécie elegante que pode ser plantada em canteiros, jardins ou vasos. Quando adulta, pode atingir até três metros de altura.

“Este gesto significa uma preocupação da nossa instituição com o meio ambiente, com a sustentabilidade e com a qualidade de vida das novas gerações. Desejamos que este pequeno gesto germine em todos nós, do tribunal de contas, o interesse pela preservação do planeta”, declarou Nonato Lago.

ECOLIGA – Formada por Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), Tribunal Regional do Trabalho – 16ª região (TRT-MA), Justiça Federal (JFMA), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Ministério Público Estadual (MPE), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Procuradoria-Geral do Estado do Maranhão (PGE) e a Defensoria Pública do Estado, a Ecoliga tem como objetivo principal a conjugação de esforços visando à implementação de programas e ações interinstitucionais de responsabilidade socioambiental.

Entre as atribuições do comitê se encontram: propor, planejar e acompanhar os programas e ações pactuados, com fixação de metas anuais, visando à correta preservação e recuperação do meio ambiente.