Inscrições abertas no estado do Maranhão para o Prêmio Arte na Escola Cidadã
Criado nos anos 2000 pelo Instituto Arte na Escola em parceria com a UNESCO, o Prêmio Arte na Escola Cidadã é reconhecido como o maior prêmio de arte-educação do país. Em 2025 a iniciativa chega à sua 26ª edição e, pela primeira vez, homenageará uma manifestação cultural: o Maracatu. As inscrições são gratuitas e estão abertas para arte-educadores do estado do Maranhão até o dia 12 de maio.
“A arte é importante para desenvolver a sensibilidade, proporcionando a descoberta de outras possibilidades de relação consigo e com o outro, de sociedade, de mundo. A arte também desenvolve o pensamento crítico, formas de expressão e habilidades sociais e, por isso, acreditamos na potência dessa ação que, há 26 anos valoriza e dá visibilidade aos arte-educadores que fomentam as mais variadas experiências no campo das artes aos estudantes”, explica Thaís Rossi, supervisora de projetos do Instituto Arte na Escola.
O prêmio é dividido em 6 categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental 1, Ensino Fundamental 2, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Não Formal. Para participar é preciso que o proponente seja autor do projeto de Artes que será inscrito e lecione a disciplina e, em caso de projetos coletivos, apenas um profissional será o representante no processo seletivo.
As inscrições devem ser feitas através do site https://inscricoes.artenaescola.org.br/ e todos os detalhes estão disponíveis no regulamento da edição https://premio.artenaescola.org.br/regulamento/. Todos os inscritos, premiados ou não, ganharão um material educativo exclusivo, produzido pelo Instituto, com proposições para serem usadas em sala de aula, inspirados no Maracatu.
Cada arte-educador vencedor ganhará R$10.000 em dinheiro, um documentário sobre o projeto envolvendo os educadores autores e as instituições onde os projetos foram executados, além da participação na cerimônia de premiação e 1 dia de fruição cultural em São Paulo.
Instituto Arte na Escola
O Instituto Arte na Escola (IAE) é uma associação civil sem fins lucrativos, que desde 1989, qualifica, incentiva e valoriza a arte brasileira contemporânea em contextos formativos. O objetivo é que diversos públicos tenham acesso e se aproximem do patrimônio cultural do Brasil. O IAE também difunde o método rizomático autoral e os materiais educativos produzidos pelo instituto.
Há 26 anos, o instituto realiza o Prêmio Arte na Escola Cidadã, que encontra, reconhece e destaca iniciativas transformadoras que utilizam a arte para aguçar a sensibilidade de crianças, jovens e adultos. Produz ainda materiais educativos e documentários sobre os projetos ganhadores do Prêmio e curtas sobre a trajetória e processo criativo de artistas contemporâneos.