Prefeitura retoma aplicação da primeira dose da vacina contra Covid em idosos de São Luís

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) retomou, nesta sexta-feira (12), a vacinação em primeira dose contra a Covid-19 para idosos na capital. A imunização incluiu pessoas acima dos 80 anos previamente cadastradas na plataforma #VacinaSãoLuís que ainda não haviam iniciado o ciclo de imunização por terem perdido o prazo anterior de chamamento da Campanha Municipal de Vacinação. 

Nesta sexta-feira (12), estão sendo vacinados no Centro Municipal de Vacinação (CMV) que fica no Multicenter Sebrae (Cohafuma), idosos na faixa etária dos 80 a 84 anos; já os idosos acima dos 85 anos receberam a primeira dose no Drive Thru montado na Universidade Federal do Maranhão (Ufma). O horário de atendimento nestes locais é das 8h às 17h. 

No sábado (13), a vacinação permanece em primeira dose no CMV e no Drive Thru da Ufma somente aos idosos entre 75 e 79 anos também já cadastrados na plataforma disponibilizada pelo Município. 

A Semus reforça ainda que, além da primeira dose, pessoas que já iniciaram o ciclo (idosos de diferentes faixas etárias e profissionais de saúde de linha de frente da Covid) estão tomando nesta sexta-feira (12) e no sábado (13) a segunda dose, conforme estabelecido na aplicação inicial na carteira de vacinação. 

Para receber a primeira dose, além do cadastro, é preciso que o idoso apresente um documento com foto. A retomada da primeira dose ocorre após o Município receber, na quinta-feira (11), cerca de 5,3 mil frascos de vacina CoronaVac e que se incorporaram à rotina da campanha que ocorre de forma ininterrupta desde o dia 19 de janeiro deste ano. 

Para o secretário de Saúde de São Luís, Joel Nunes, a vacinação registra fluxo de atendimento satisfatório, com base na oferta de vacinas disponíveis. “A população está ansiosa para se vacinar, no entanto, é preciso ressaltar que o andamento da campanha depende do recebimento de novos lotes de vacinas. Por isso, o prefeito Eduardo Braide deve intensificar as negociações para a compra autônoma de doses pela Prefeitura”, disse. 

A aposentada Josilda de Almeida, de 81 anos, esteve no Centro Municipal de Vacinação nesta sexta-feira e foi uma das imunizadas. “Perdi o prazo e agora consegui a minha vacina. Estou com certeza mais segura e protegida desta doença”, afirmou. 

Até sexta-feira (12) pela manhã, 77.359 doses de vacina contra a Covid-19 foram aplicadas na capital. Destas 55.247 são de primeira dose e 22.112 referentes à segunda dose.