O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Educação

Educação do Maranhão é destaque na edição 2023 do Seminário Nacional pela Alfabetização

Nos próximos dias 19 e 20 de setembro de 2023, ocorre em Brasília o Seminário Nacional pela Alfabetização 2023, um dos maiores eventos sobre a pauta da alfabetização de crianças do país. E o Maranhão está entre os destaques do evento, com a participação de uma comitiva especial da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), além de representantes das secretarias municipais de Educação.

Representando o governador do Maranhão, Carlos Brandão, e o vice-governador e secretário de Educação, Felipe Camarão, participarão do evento o subsecretário de Estado da Educação, Anderson Lindoso, e a secretária adjunta da Seduc, Nádya Dutra, acompanhados por equipe técnica da secretaria.

Também integrantes da comitiva maranhense, estão: a docente Irene Leão, que leciona em Santa Luzia e irá debater sobre as experiências exitosas do município em uma mesa redonda; e Sebastiana de Kássia, secretária de Educação de Santa Luzia do Paruá.

“É com muita satisfação que participaremos deste grande evento. É um reconhecimento do trabalho de professores, que levam todo dia o seu melhor para que cada aluno, no final do ano, esteja alfabetizado. Isso é muito gratificante porque nada, nada acontece sem educação”, destacou Sebastiana de Kássia.

Com o apoio do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed), da Associação Bem Comum (ABC), do Instituto Natura, da Fundação Lemann, o Seminário Nacional pela Alfabetização 2023 conta, além da Seduc, com a participação de autoridades em educação e representantes de organizações civis, estados e municípios.

Para Felipe Camarão, vice-governador e secretário de Estado da Educação, o evento é um importante espaço para mostrar como as parcerias com estados e municípios produzem resultados eficientes na alfabetização de crianças.

“A partir dos debates e trocas de conhecimentos entre especialistas, líderes educacionais e profissionais engajados na área da educação, o seminário nos permite criar estratégias para avançarmos no desenvolvimento de políticas educacionais de qualidade. Um encontro que coloca o Brasil unido pela alfabetização de todas as nossas crianças”, ressaltou o secretário Felipe Camarão.

Inscrições abertas

As inscrições para o Seminário Nacional pela Alfabetização 2023 estão abertas e são gratuitas. A inscrição deve ser feita previamente por meio do site www.seminarioalfabetizacao.abc.br. A transmissão também será pelo site do seminário.

Até o momento, são mais de 16 mil inscritos de todos os estados brasileiros.