Prefeitura de São Luís vence prêmio Darcy Ribeiro com projeto de acessibilidade do Museu da Gastronomia Maranhense
O Museu da Gastronomia Maranhense, equipamento cultural da Prefeitura de São Luís ligado à Secretaria Municipal de Turismo (Setur), foi um dos vencedores da 8ª edição do Prêmio Darcy Ribeiro, organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com o projeto ‘Acessibilidade Universal e Tecnologia no Museu da Gastronomia Maranhense’. A iniciativa foi escolhida por destacar a inclusão aliada aos meios tecnológicos.
“A Prefeitura de São Luís tem como premissa tornar a cidade mais humana. Desde o início da gestão do prefeito Eduardo Braide, apostamos em soluções tecnológicas para atender as necessidades do visitante do Museu. Nossos guias de turismo são treinados para fazer um atendimento pontual, cordial e acessível”, explica o secretário municipal de Turismo, Saulo Santos.
O prêmio Darcy Ribeiro consiste no reconhecimento de práticas e ações de educação em museus e, nesta edição, foram contempladas iniciativas realizadas durante o período de isolamento social imposto pela pandemia, num processo de diálogo entre o museu e a sociedade.
Ao todo foram distribuídos 10 prêmios de R$ 10 mil. O valor recebido pelos museus escolhidos deve ser empregado exclusivamente em ações e projetos educacionais dos equipamentos, seja para continuidade da ação premiada, seja em novas práticas e ações de educação museal.
Museu
No Museu da Gastronomia Maranhense, o visitante pode ter acesso ao conteúdo das exposições de três maneiras: com um guia de turismo, com o audioguia em plataformas digitais ou com o vídeo em libras disponibilizado no canal do YouTube da Setur e em um tablet, no modo físico, também. O objetivo é tornar o conteúdo acessível para cada vez mais pessoas.
Com pouco mais de dois anos desde a sua inauguração, o espaço, localizado na Rua da Estrela, 82 – Centro de São Luís, o Museu da Gastronomia Maranhense recebe atualização constante de peças do acervo, eventos em parceria com empresas e empreendedores do ramo alimentício local, além da implementação de ações inovadoras e tecnológicas. Atualmente, ele é o único museu do Maranhão que disponibiliza um audioguia e guiamento por libras aos visitantes.