Prefeitura de São Luís reforça “Operação Escola Segura” e intensifica patrulhamento da Guarda Municipal nas unidades de ensino do Município

A Prefeitura de São Luís, por meio da Guarda Municipal, vinculada à Secretaria de Segurança com Cidadania (Semusc) intensificou, nesta quinta-feira (20), a “Operação Escola Segura”, nas unidades de ensino onde as demandas de segurança requerem mais atenção. As visitas foram feitas pelas equipes do Grupamento de Segurança Escolar (GSE), que realizaram abordagens nas áreas externas e palestras aos alunos, professores e gestores, em um trabalho preventivo e de conscientização que está sendo realizado em toda a rede municipal de ensino. A operação foi reforçada há 15 dias, a partir da instauração, pelo prefeito Eduardo Braide, do Gabinete de Segurança Escolar.

“A operação está presente de forma ainda mais intensa nas escolas com maior índice de violência. O mapeamento realizado na rede garante que essas escolas sejam assistidas por rondas diárias e sempre que há necessidade ou fato que os gestores repassam para nossa coordenação, uma viatura da ronda escolar vai imediatamente atender à solicitação. Esse é um trabalho contínuo que vai permanecer garantindo a todos um ambiente escolar seguro e livre de violência”, explicou Bergson Rios, integrante do Grupamento de Segurança Escolar (GSE), da Guarda Municipal de São Luís.

A gestora da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Bandeira Tribuzzi, Lana Cardoso, disse que a sensação de segurança foi reforçada graças à presença, diálogo e apoio da Guarda Municipal.  “A Guarda sempre está presente e aumentou o número de visitas na semana. Sempre que a gente precisa de alguma coisa entramos em contato e eles aparecem de imediato e isso tem feito com que as famílias e os professores se sintam mais seguros”, informou a gestora que lembrou, também, do desenvolvimento de todas as atividades com os 400 alunos da unidade que seguem normalmente.

Estas operações foram reforçadas após a criação do Gabinete de Segurança Escolar, instituído no último dia 10 de abril pelo prefeito Eduardo Braide, que também entregou dois veículos novos, que já estão sendo utilizados no reforço dos trabalhos. A iniciativa soma-se a outras ações que a Prefeitura de São Luís tem implementado na rede de ensino do Município e vai contribuir ainda mais com a construção da cultura da paz no ambiente escolar. O Batalhão Escolar da Polícia Militar do Maranhão, também trabalha em parceria com o Município e dá apoio às ações.

Ações

Além das ações do Gabinete de Segurança Escolar, as escolas também têm autonomia para tomar decisões preventivas e que surtam efeito no dia a dia acadêmico. Foi o que a U.E.B. Professor Rubem Teixeira Goulart fez em diálogo direto com pais e responsáveis. Segundo o gestor da unidade, Júlio Braga, um protocolo de entrada na unidade foi instituído, para barrar qualquer objetivo que possa causar riscos à integridade física e à segurança dos alunos.

“Efetivamos um Comitê de Segurança e juntos com outros servidores e pais deliberamos algumas medidas como barrar a entrada de mochilas na escola, então foi uma decisão vinda dos responsáveis e apoiada por todos os membros do comitê. Essa não é uma medida permanente, mas será mantida para solucionarmos o problema, manter a segurança e conscientizar toda a comunidade escolar”, explicou o gestor da U.E.B. Professor Rubem Teixeira Goulart.

Outros apoios são importantes nas ações que contemplam também o combate às notícias falsas e reforço aos protocolos de segurança, e, por isso, as secretarias de Educação (Semed), Segurança com Cidadania (Semusc), Informação e Tecnologia (Semit), e entes estadual e federal, também fazem desse trabalho preventivo e de combate à insegurança nas escolas.