Prefeitura de São Luís promove evento sobre cidades inteligentes e desenvolvimento urbano sustentável

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe), realizará nesta terça-feira (7, a partir das 19h, no Teatro da Cidade (Centro), o evento São Luís Inteligente. A iniciativa é o primeiro passo para o lançamento da consulta pública do Plano Municipal Cidade Inteligente de São Luís, no dia 28 de novembro.

“São Luís tem avançado na gestão do prefeito Eduardo Braide, com ações de sustentabilidade e inovação. Esse evento representa mais um passo na construção de uma cidade inteligente, mais competitiva e desenvolvida, de modo que se torne um campo de oportunidades em todas as áreas e para todos que aqui vivem”, destacou a secretária municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais, Verônica P. Pires.

O ‘São Luís Inteligente’ tem como objetivo apresentar a política de inovação para o município e envolver a população na construção do Plano Municipal Cidade Inteligente de São Luís. O evento contará com a presença de Maurício Bouskela, especialista em transformação digital, cidades inteligentes e desenvolvimento urbano, que ministrará a palestra sobre “Big Data para Cidades Inteligentes”. Além dele, estará presente Vitor Antunes, especialista em políticas para cidades inteligentes, representante do Consórcio São Luís Smart City, que apoia a Prefeitura Municipal na elaboração do Plano.

O Plano Municipal de Cidade Inteligente é uma iniciativa que visa transformar São Luís em uma cidade mais conectada, eficiente e sustentável por meio do uso estratégico da economia criativa e da inovação, abrangendo diversas áreas do desenvolvimento urbano: educação, saúde, segurança e meio ambiente.

Atualmente, São Luís é selo prata em boas práticas de Cidade Inteligente, de acordo com o Ranking Connected Smart Cities 2023, mérito que se dá pela contratação do Plano Municipal São Luís Inteligente, com destaque para o termo de cooperação técnica do uso de Big Data com o Banco de Desenvolvimento Interamericano (BID), além do fato da Prefeitura possuir uma secretaria com pasta específica de Cidades Inteligentes, a Semispe, e de ter em seu Plano Plurianual (PPA), ações direcionadas à temática contribuíram para a conquista do selo.

Sobre o palestrante

Maurício Bouskela é graduado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), pós-graduado em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas,  com MBA em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC),  possui mais de 30 anos de carreira e tem um perfil profissional diversificado. Ele passou 14 anos no BID, 11 anos na Intel Corporation, como Diretor para a América Latina e 12 anos na Itautec, focando em marketing e desenvolvimento de produtos. Durante seu trabalho no BID, liderou projetos em mais de 20 países e contribuiu para diversas publicações e iniciativas. Seu trabalho no BID foi particularmente voltado para a transformação digital, buscando estabelecer a América Latina e o Caribe como referências em Cidades Inteligentes e Big Data.