Prefeitura de São Luís promove ação educativa em comemoração ao Dia do Ciclista

Em alusão ao Dia Nacional do Ciclista, comemorado na última quinta-feira (19), a Prefeitura de São Luís reuniu, na Avenida Litorânea, ciclistas de diversos grupos em uma ação educativa coordenada pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). O objetivo foi informar e conscientizar motoristas sobre a importância do respeito com quem utiliza bicicletas tanto como meio de transporte, como para a prática esportiva ou de lazer. 

“As atividades realizadas em comemoração ao Dia do Ciclista simbolizam uma nova fase implementada pela gestão do prefeito Eduardo Braide, voltada para ações de educação e segurança no trânsito de São Luís. Nossas equipes estão nas ruas para dialogar com toda a população e, temos a convicção de que São Luís irá avançar e muito na conscientização de que todos podem ter seus espaços garantidos e respeitados nas ruas e avenidas da cidade”, destacou o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Cláudio Ribeiro. 

Durante a programação, desenvolvida pela Coordenação de Educação para o Trânsito (Coetran) da SMTT, foram entregues adesivos aos motoristas com a indicação da distância necessária de 1,5m que precisa ser mantida do ciclista durante a ultrapassagem do veículo, conforme preconiza o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A equipe da Coetran também orientou os condutores sobre como atitudes de respeito e responsabilidade interferem na redução dos índices de acidentes de trânsito. 

Para a estudante Alana Soares, líder do Grupo de Ciclismo Penélope, a ação realizada pela SMTT é um momento muito importante para todos os praticantes da modalidade esportiva da capital. “A idealização de um momento como este dá voz às pessoas que utilizam bicicletas, seja como meio de transporte, esporte ou lazer. Apoiamos a iniciativa e esperamos que a Prefeitura de São Luís continue desenvolvendo os trabalhos de conscientização e proporcionando um ambiente mais seguro para todos”, explicou a ciclista. 

Pensamento similar tem a servidora pública, Eliene Soares. Durante a abordagem feita pela Blitz Educativa da SMTT, ela destacou como a ação pode contribuir de forma significativa para a prática do pedal em São Luís. “A Prefeitura, por meio das atividades da SMTT, tem realizado um trabalho de importância ímpar dentro de São Luís. Conscientizar, orientar e informar é um passo muito importante e que pode ser o diferencial, quando falamos de segurança no trânsito”, disse Eliene.

Normas de Circulação

Além de levar orientações e informações aos condutores de veículos motorizados sobre o CTB e as regras que precisam ser obedecidas a fim de evitar acidentes, a SMTT também tem feito um trabalho com os ciclistas sobre quais as normas de circulação precisam ser seguidas por eles.

Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, os ciclistas devem utilizar ciclofaixas, ciclovias ou acostamentos. Quando não houver, devem usar o bordo direito da pista, no mesmo sentido dos demais veículos. Ainda de acordo com o CTB, é proibido pedalar em calçadas, passarelas e outras vias exclusivas para pedestres. 

Também é importante destacar a necessidade de utilização dos equipamentos de proteção individual durante a prática do esporte, tais como capacete, óculos, retrovisores, bem como manter os acessórios adequados da bicicleta como buzinas, faróis e lanternas. 

Ciclovias e ciclofaixas

Atualmente, existem 36 km de ciclovias na capital, localizadas nas avenidas São Luís Rei de França e Litorânea, área da Lagoa, Reserva do Itapiracó, Via Expressa, bairros Cohab e Península. E pensando em ampliar estes espaços, a SMTT está elaborando um projeto de implantação de ciclovias em pontos da cidade, conforme mapeamento já feito pela engenharia do órgão.