.

Prefeitura de São Luís interliga trechos com implantação de ciclovias e ciclofaixas na capital 

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), está executando serviços de implantação de ciclovias e ciclofaixas em vários pontos da capital maranhense. Recentemente, foi implantada a sinalização padronizada da ciclovia do calçadão da área do Espigão Costeiro da Ponta d’Areia e criados dois trechos de interligação de ciclovias na região, contemplando o bairro e a Lagoa da Jansen. A medida visa ampliar os espaços para a prática de atividades ciclísticas na capital. Com essas ações, o espaço para a prática de ciclismo chega a um total de 7,8 km por sentido de fluxo.

“A Prefeitura tem dado apoio às atividades de ciclismo aos domingos e feriados nas avenidas Litorânea e Holandeses, tanto demarcando espaço, quanto dando apoio com nossos agebikes (agentes de bicicletas). Agora, interligamos espaços antes isolados, transformando-os numa mesma extensão única que contempla uma avenida, orla marítima e lagoa. É mais um serviço realizado pela gestão do prefeito Eduardo Braide, voltado para oferecer mais opções de transportes e incentivar a prática esportiva com segurança aos ciclistas em São Luís”, explicou o secretário da SMTT, Diego Baluz.

O trecho de ciclovia padronizada no calçadão do Espigão Costeiro possui um quilômetro de extensão e passou por pintura de sinalização, conforme determina os critérios para esse tipo de via, ou seja: pintura de faixa em vermelho, tracejados amarelo dividindo vias de sentido de fluxo e borda branca indicativo de sentido de fluxo.

A mesma sinalização foi implantada nas pistas de interligação. Nesses trechos, a SMTT contou com os serviços da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) que fez serviços de rebaixamento de calçadas e alinhamento de piso asfáltico.