Prefeitura de São Luís fará live alusiva ao Dia Internacional da Mulher

Na próxima segunda-feira, dia 8, quando é celebrado o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de São Luís fará uma live com o tema “A vida das mulheres importa”. O objetivo é debater a importância da igualdade de gênero, políticas públicas voltadas para as mulheres, garantindo mais acesso aos serviços de saúde, educação, a assistência para as que estão em situação de vulnerabilidade e violência bem como formas de empoderamento. A realização da live foi definida pela Coordenadoria Municipal da Mulher e a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom).

Para marcar a data, a Secretaria Municipal de Comunicação veiculará campanha institucional com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância do respeito e valorização das mulheres. “Nosso objetivo é chamar atenção da população de São Luís para a importância da mulher como cidadã e como indivíduo, compreendendo que as suas peculiaridades não devem ser tomadas como motivos para a violência de qualquer tipo, mas como inspiração para políticas públicas que promovam a igualdade entre homens e mulheres”, disse o titular da pasta, Joaquim Haickel.

Também no dia 8, será realizada uma live organizada pela Coordenadoria Municipal da Mulher, reunindo os titulares das principais pastas que têm políticas específicas voltadas para as mulheres como Saúde, Educação, Assistência Social, Cultura entre outras. “O dia 8 é um dia de luta e reflexão sobre que direitos as mulheres já conquistaram e que problemas ainda precisam ser debatidos e superados. Reunindo todas as pastas que têm ações voltadas para as mulheres nós conseguimos mapear o que já há em andamento e pensar formas de ampliar e melhorar estes serviços, além de articular o acesso das mulheres a eles”, afirmou Luzimar Lopes, Coordenadora Municipal da Mulher.

Além disso, ao longo de todo o mês de março, a Coordenadoria Municipal da Mulher articulará atividades em parcerias com outros órgãos, entidades e instituições públicas bem como com a rede de proteção à mulher para avaliar os avanços e debater formas de fazer com que as demandas da população feminina possam avançar com mais celeridade.

Entre estas ações, estão as que serão realizadas em parceria com o Centro de Referência e Atendimento à Mulher em situação de Violência, que funciona na Casa da Mulher Brasileira, no Jaracati, que é um espaço de atendimento humanizado que objetiva prestar assistência integral às mulheres em situação de violência.

Participaram, também, da reunião de alinhamento da programação, o secretário municipal adjunto de Comunicação, Igor Almeida, e a equipe técnica da Coordenadoria da Mulher.