O Maranhense|Notícias do Estado do Maranhão

Prefeitura de São Luís entrega obras em bairros da região Itaqui-Bacanga

O prefeito Edivaldo Holanda Junior entregou um conjunto de obras aos moradores da região Itaqui-Bacanga na noite desta quarta-feira (23). As obras entregues na ocasião, nos bairros Vila Embratel, Residencial Paraíso e Sá Viana se deram em atendimento a uma demanda histórica dos moradores e são fruto de investimentos do programa São Luís em Obras, por meio do qual o gestor municipal tem proporcionado mais qualidade de vida a todos os ludovicenses, da zona urbana à zona rural. Entre as obras entregues na região estão dois novos espaços de lazer e convivência e um calçadão às margens da orla de um lago formado pela Barragem do Bacanga, que passa a ser mais um ponto de visitação da capital maranhense.

“Voltamos à região Itaqui-Bacanga para entregar mais obras aos moradores, desta vez nos bairros Vila Embratel, onde entregamos a Praça do Bacurizeiro, no Residencial Paraíso, no qual os moradores contam agora com a Praça do Vôlei e no Sá Viana, onde urbanizamos a orla de um lago formado pela Barragem do Bacanga. As praças foram construídas em terrenos em desuso pelos moradores e, agora, vão proporcionar mais lazer e convivência. No caso da urbanização da orla, valorizamos os imóveis que estão localizados na mesma via ao longo de todo o calçadão e proporcionamos mais um ponto turístico a ser visitado, uma vez que a vista do local para as águas da barragem tem uma paisagem muito bonita e que merece ser contemplada”, destacou o prefeito Edivaldo, que estava acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda; do vice-prefeito, Julio Pinheiro; e do secretário de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo.

As obras realizadas nos bairros são frutos de grande esforço empenhado pela gestão do prefeito Edivaldo para possibilitar mais qualidade de vida à população, diz o vice-prefeito, Julio Pinheiro. “Desde o início da gestão temos trabalhado com afinco para sanar problemas históricos enfrentados pela população, para promover uma vida mais digna, de mais qualidade e realizamos importantes investimentos por toda a cidade, alcançando comunidades tão carentes de investimentos públicos como era a região Itaqui-Bacanga. Hoje, a visão que se tem dos bairros que compõem essa região é totalmente diferente do se tinha há cinco anos. O prefeito Edivaldo foi incansável para melhorar a vida do povo e o reflexo disso são as obras que entregamos nesta noite”.

ESPAÇOS DE LAZER

Por meio do Instituo Municipal da Paisagem Urbana (Impur), a Prefeitura de São Luís tem investimento fortemente para proporcionar mais lazer aos moradores, como fez com os que residem na Vila Embratel, por onde o prefeito Edivaldo iniciou as inaugurações. No bairro, foi entregue a Praça do Bacurizeiro, espaço há muito tempo sonhado por quem vive na região, como conta a diarista de 45 anos Francília Pereira. “Nós fomos pegos de surpresa. Não imaginávamos ganhar uma praça, ter esse sonho realizado. Estamos muito gratos e felizes. O prefeito Edivaldo acertou em cheio ao proporcionar esse espaço à comunidade. Agora, as crianças vão ter onde brincar e os jovens onde praticar esporte”. 

Na Praça do Bacurizeiro foi construída uma quadra poliesportiva, academias do idoso, academias de ginástica, arborização, iluminação em LED, que é mais moderna e eficiente, bancos para descanso, lixeiras para garantir o descarte correto do lixo, além de acessibilidade para pessoas com deficiência.

Após a entrega do novo espaço de lazer aos moradores da Vila Embratel, o prefeito Edivaldo seguiu para o Residencial Paraíso, onde também foi realizado investimento para a construção da Praça do Vôlei, localizada atrás do Centro de Saúde Dra. Valdecy Eleutéria Martins. Assim como na anterior, o Impur empenhou esforços para a construção de uma estrutura que atendesse às necessidades dos moradores da localidade. No espaço foi instalado mobiliário urbano, acessibilidade universal e construída uma quadra de vôlei, que vai permitir a prática de esportes a crianças, adolescentes e jovens. O espaço também conta com aparelhos de ginástica para idosos e iluminação em LED.

URBANIZAÇÃO

Encerrando a noite de inaugurações, o prefeito Edivaldo seguiu para o Sá Viana, onde entregou a orla do bairro, que está localizada às margens do lago formado pela Barragem do Bacanga, que controla o fluxo da maré sobre a confluência do Rio das Bicas e Rio Bacanga, adjacências do campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A orla é, atualmente, mais utilizada pelos moradores e pescadores da região, mas com a urbanização há de se tornar um ponto de visitação de toda a comunidade e até de outros bairros, devido à bela vista do lago da barragem.

A obra era bastante aguardada pelos moradores e, apesar da demora, contou com projeto moderno e de muitos atrativos. “A gestão do prefeito Edivaldo urbanizou todos os cerca de 700 metros que contém a orla marítima do Sá Viana, na Rua Carmina Corrêa. Executamos a concretagem do calçadão, meio-fio e sarjeta ao longo da via, que também recebeu asfalto novo. A obra contempla ainda instalação de mobiliário urbano, academia ao ar livre, nova iluminação e acessibilidade. Com a obra, os moradores terão um espaço de lazer, saúde e interação”, disse o titular da Semosp, Antonio Araújo.

O novo aspecto da orla deixou os moradores muito felizes. “Essa obra mudou esse ponto do bairro em cem porcento. A vista sempre foi muito bonita, mas faltava estrutura para que a gente pudesse aproveitar com mais tranquilidade e segurança. Com a obra, o prefeito Edivaldo está proporcionando não só um calçadão, mas felicidade para os moradores que aguardavam há muito tempo por essa ação. Estou muito feliz, assim como todos os outros moradores. Não há dúvidas de que agora a região vai passar a ser mais frequentada e isso vai trazer ainda mais coisas boas para a nossa comunidade”, destacou a doméstica Maria Luiza Pires, de 61, que estava acompanhada da filha, a estudante Mikaely Silveira, de 14, que também disse estar muito feliz com a obra realizada pela Prefeitura de São Luís.

MAIS OBRAS NA REGIÃO

No Sá Viana, a Prefeitura de São Luís também está com obras de pavimentação com asfaltamento na Travessa da Saúde e em outras vias do bairro. No local está sendo executada obra de contenção de encosta que fica entre as ruas Militana Ferreira e Tomáz de Aquino.

A região do Itaqui-Bacanga vem recebendo grande investimentos do prefeito Edivaldo que investe na melhoria da infraestrutura do local com obras de drenagem profunda e construção de ponte. O Alto da Esperança já recebeu obras de urbanização com a implantação de asfalto, praças, construção de pontes, reforma de postos de saúde, entre outros benefícios em bairros como Vila Isabel, Gancharia, Residencial Paraíso e Vila Bacanga.

No Fumacê, uma ponte está sendo construída no cruzamento da Rua Dr. Salomão com a Avenida Polinésia. Na Avenida do Vaticano, a Prefeitura está executando obras de drenagem, com cerca de 160 metros de galeria dupla, feitas de concreto armado. Na Rua do Entroncamento são aproximadamente 130 metros de galeria simples. Há também a galeria de drenagem profunda em construção na Travessa São Benedito, que fica no final da Rua do Grêmio.