Prefeitura de São Luís amplia para 16 número de unidades do programa Saúde na Hora que atendem também aos sábados

O prefeito Edivaldo Holanda Junior dá mais um passo para o fortalecimento da rede municipal de saúde de São Luís com a ampliação do programa Saúde na Hora, implantado em 2020 na capital maranhense e elaborado pelo Ministério da Saúde (MS). O programa, que atualmente esta implantado em 12 unidades de saúde, passará para 16. As quatro unidades que se somaram à lista são Centro de Saúde da Liberdade, Centro de Saúde Macieira (no Sacavém), além dos centros de saúde da Vila Sarney e Laura Vasconcelos (na Estiva). As novas unidades iniciam o atendimento ampliado a partir deste sábado (11). 

O diferencial do programa é o funcionamento das unidades aos sábados, das 7h ao meio-dia e de segunda a sexta das 8h às 18h, com consultas de várias especialidades, aplicação de vacinas e colocação de curativos, além de outros serviços. No caso das vacinas, a Semus reforça que as doses contra o sarampo e influenza/H1N1 estarão disponíveis. No caso da influenza/H1N1, a prioridade é vacinar adultos entre 55 e 59 anos de idade, além de gestantes e crianças entre seis meses e menores de seis anos, cujas coberturas ainda estão abaixo da expectativa. No caso do sarampo, a meta é cobrir adultos entre 20 e 49 anos. Quem já tomou uma dose de sarampo, deve procurar novamente as unidades para a aplicação de dose extra. 

Sobre a oferta das unidades aos sábados, o secretário de Saúde de São Luís, Lula Fylho, destaca a ampliação dos serviços e, principalmente, a possibilidade de consultas aos fins de semana. “Nem todos têm disponibilidade de procurar uma das nossas unidades durante a semana. Por isso, desde o início do ano, ofertamos este serviço diferenciado, com boa aceitação. Para que mais pessoas sejam beneficiadas, a gestão do prefeito Edivaldo promoveu a ampliação do serviço, com mais unidades”, afirmou.

A meta da Semus é que o programa Saúde na Hora seja estendido para toda a rede da capital, ofertando serviços de consultas, acolhimento de materiais para análise laboratorial, aplicação de vacinas, curativos e de serviços odontológicos.

Já funcionam com com atendimento estendido o Centro de Saúde Clodomir Pinheiro Costa (no Anjo da Guarda), Centro de Saúde São Raimundo, Unidade de Saúde da Família do São Francisco, Centro de Saúde Cohab Anil, Unidade Básica de Saúde Cintra (Anil), Centro de Saúde Santa Bárbara, Centro de Saúde Turu, Centro de Saúde Vila Nova, Centro de Saúde Fabiciana Moraes (Habitar Nice Lobão), Centro de Saúde Genésio Ramos Filho (Cohab), Centro de Saúde Dr. Antônio Carlos Sousa Reis (Cidade Olímpica I) e Centro de Saúde Vila Bacanga.

 SAIBA MAIS

UNIDADES SAÚDE NA HORA

Centro de Saúde Clodomir Pinheiro Costa –  Avenida Principal, s/n, Anjo da Guarda

Centro de Saúde São Raimundo –  Vila Mauro Fecury, s/n, bairro São Raimundo

USF no São Francisco –  Rua das Paparaúbas, Quadra 13, Lote 31, São Francisco

Centro de Saúde na Cohab Anil – Rua 4, Sem número, Conjunto Cohab Anil I

Unidade Básica de Saúde Cintra (Anil) – Rua da Companhia, nº 1, Anil

Centro de Saúde no Santa Bárbara – Rua Principal, nº 180. Santa Bárbara

Centro de Saúde no Turu – Avenida Celso Coutinho, sem número. Bairro Turu

Centro de Saúde Vila Nova – Praça Raimundo Sousa Gomes, sem número. Bairro Vila Nova

Centro de Saúde Fabiciana Moraes – Rua 3, Quadra 7, sem número. Conjunto Habitar Nice Lobão

Centro de Saúde Genésio Ramos Filho – Rua Coronel Vieira, sem número, Cohab Anil IV

Centro de Saúde Dr. Antônio Carlos Sousa Reis – Avenida 4, Quadra 36, Casa 11, Cidade Olímpica I

Centro de Saúde Vila Bacanga – R. União Belo, S/N – Vila Bacanga

Centro de Saúde Liberdade – Rua Epitácio Pessoa, 323 – Liberdade

Centro de Saúde Macieira – Avenida dos Africanos, s/n – Sacavém

Centro de Saúde Vila Sarney – km 7, BR-135

Centro de Saúde Laura Vasconcelos – BR-135, Km, 23,  s/n, Vila Maranhão, Região da Estiva