Prefeitura de Caxias realiza Dia D de vacinação contra a covid-19 e aplica mais de 1.200 doses

A Prefeitura de Caxias realizou nessa sexta-feira (22), o Dia D de Vacinação contra a covid-19 para todas as pessoas a partir de 5 anos de idade. A iniciativa da gestão municipal, por meio da Secretaria de Saúde, juntamente com a Secretaria do Estado de Saúde, aconteceu no Ginásio de Esportes João Castelo e em todas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona urbana da cidade.

Na ocasião, foi ampliada a faixa de idade de vacinação da 4ª dose contra a covid-19 para todas as pessoas com 18 anos ou mais. A ação aplicou mais de 1.200 doses em adultos e crianças, entre 1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses.

Elane Reis, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, falou sobre a ação realizada. “Foi um evento que a Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Secretaria do Estado de Saúde fez para chamar a população para vir se vacinar contra a covid-19, para que assim possamos conseguir completar o esquema vacinal. A chamada foi para ampliar a faixa etária da 4ª dose para pessoas com 18 anos ou mais, chamando aqueles que já estão com 4 meses da 3ª dose para irem a todas as UBSs e no Ginásio de Esportes João Castelo tomar a 4ª dose”, explicou.

Adelson Pedrosa, secretario adjunto de Esportes, esteve na ação e destacou a importância da vacina para vencer a covid-19. “Quando a pandemia chegou em 2020, nós sofremos muitos e perdemos muitas pessoas. Cada um teve que se resguardar da doença, e muitos ainda pegaram, eu fui um deles que foi acometido e naquele período crítico fiquei internado por cinco dias. Peguei a segunda vez, mas como já estava vacinado, a doença veio de forma mais leve. A vacina é que vai melhorar nossas condições de vida, pois se a pessoa não tomar, ela pode chegar até ao óbito”, disse.

Fernando Berg se imunizou com mais uma dose da vacina e destacou que pretende completar seu esquema vacinal. “Durante a pandemia, me protegi seguindo as orientações dos órgãos de saúde. Prentendo tomar todas as doses da vacina e completar meu esquema vacinal, porque é o recomendado”, disse.

“Tenho me protegido usando máscara e álcool em gel durante todo esse tempo. Graças a Deus que chegou muito rápido a vacina aqui em Caxias”, frisou Maria Aparecida que tomou a 4ª dose da vacina.