.

Prefeitura de Caxias (MA) vai exigir uso obrigatório de máscara e implantar o passaporte vacinal

A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está trabalhando para editar um novo Decreto Municipal com medidas preventivas contra as síndromes gripais, que também previnem a disseminação da covid-19, considerando a frequente busca pelas unidades de atendimento na cidade.

A coordenação de Vigilância Sanitária informa que o Decreto Municipal vai exigir o uso obrigatório de máscara, assim como o passaporte vacinal, que é o documento de comprovação da imunização contra a covid-19.

“Um novo decreto está sendo editado, e vamos retomar o uso obrigatório de máscara em locais públicos ou privados, além de reforçar os protocolos sanitários de prevenção contra a covid-19, implantando o passaporte vacinal em nosso município”, afirma Alanessa Macêdo, coordenadora da Vigilância Sanitária de Caxias (MA).

O Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19 destaca a importância da prevenção com o novo surto de síndromes gripais.

“As unidades hospitalares registraram o aumento de pacientes sintomáticos e o nosso pedido é que a população busque as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para o primeiro atendimento. Essa ação evita aglomerações nos hospitais, o que reduzirá a transmissão”, destaca Camila Lopes, integrante do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Novo Coronavírus de Caxias (MA).

A coordenação da Vigilância Epidemiológica reforça as medidas necessárias para esse novo momento.

“Nós estamos alertando a população que não é hora de relaxarmos com a prevenção. Temos que usar máscara, higienizar as mãos e evitar as aglomerações. Retomaremos os cuidados que tínhamos no início e reforçaremos a vacinação”, disse Verônica Aragão, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

As UBSs estão realizando atendimentos diariamente para melhor assistir a população caxiense.

“As UBSs funcionam de segunda a sexta-feira, pela manhã, a tarde e algumas à noite e nos finais de semana. Caso identifique os primeiros sintomas de síndromes gripais busque a UBS mais próxima. Nós estamos fazendo a testagem para covid-19, além da vacinação tanto contra a covid-19, quanto contra a Influenza”, destaca Rubenilson Luna, coordenador da Atenção Primária e Vigilância em Saúde.

A Secretária Municipal de Saúde, Mônica Gomes, conclama a população para participar deste esforço conjunto de enfrentamento tanto da covid-19, quando do vírus H3N2, que é uma variante do vírus Influenza A, sendo um dos principais responsáveis pela gripe comum e pelos resfriados, facilmente transmitida se as pessoas não se previnirem.

“Nós estamos orientando as pessoas e pedimos que participem conosco do enfrentamento dessa nova demanda, indo às UBSs antes dos hospitais, e também intensificando as ações de vacinação, que estão sendo disponibilizadas em todo o município”, frisa Mônica Gomes, secretária municipal de saúde.