Prefeitura de Caxias dá início à vacinação contra a covid-19 e profissionais de saúde são os primeiros imunizados

Em solenidade realizada no Centro Médico, Hospital de Campanha alugado pela Prefeitura Municipal de Caxias, no final da tarde dessa terça-feira (19), a gestão municipal deu início juntamente com secretários, coordenadores e profissionais de saúde, apresentou o Plano Municipal de Imunização e também deu início oficialmente à vacinação contra a covid-19 em Caxias.

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, fez questão de conduzir pessoalmente as 2.466 doses da vacina CoronaVac até o Hospital de Campanha, que nesta primeira fase serão suficientes apenas para a imunização dos profissionais de saúde em exercício. O gestor concedeu entrevista coletiva à imprensa local.

Uma equipe de profissionais de saúde, que trabalha na linha de frente do enfrentamento à covid-19, foi a primeira a ser imunizada, contemplando médico, enfermeira, fisioterapeuta e agente comunitário de saúde. As primeiras doses da vacina foram aplicadas por Dulcilene Gomes Pereira, técnica de enfermagem. Carmene Trindade, enfermeira do Complexo Hospitalar Gentil Filho, foi a primeira  a ser vacinada.

Logo depois, foram vacinados Henrique Azevedo, médico; Matheus Eduardo, fisioterapeuta; Alan Ferreira, técnico de enfermagem; Raimundo Rodrigues, agente comunitário de saúde, e Maria Lucilene da Silva, auxiliar de serviços gerais.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Verônica Aragão, lembrou que é “um momento importante, mas devemos lembrar também as contraindicações, por exemplo, não é indicada a aplicação em crianças e adolescentes, grávidas e nem mulheres amamentando, e, no caso da  segunda dose, quem tiver reação alérgica à primeira, não toma a segunda dose”.

A coordenadora da Atenção Primária, Camila Lopes, tentou expressar em palavras o sentimento dos profissionais de saúde diante da chegada da vacina. “É um sentimento de gratidão em saber que estamos aqui, mas existem cientistas e pesquisadores debruçados há dez meses para isso acontecer. Confiamos no SUS. A sensação única, no sentido de que tudo valeu a pena, a vacina traz a esperança, que valeu a pena salvar vidas antes dela chegar. A estratégia foi pensada em alcançar prioritariamente os profissionais de saúde, pois o quantitativo não supre toda a estimativa, mas estamos enviando aos hospitais e unidades de saúde”, frisou.

O secretário municipal de Saúde em exercício, Carlos Alberto Martins de Sousa, destacou que é um marco nessa trajetória e Caxias saiu na frente desde a chegada do vírus. Todas as ações foram feitas. “Agora abraçamos de maneira determinante, onde o prefeito se envolveu pessoalmente nesse momento tão importante, e isso é um bom começo. E, claro, com todo o apoio concentrado do município”, ressaltou o secretário.

O prefeito de Caxias lembrou que a população deve continuar se precavendo contra a covid-19 enquanto a vacina chega para todos os públicos, usando máscara, lavando as mãos com água e sabão, mantendo o distanciamento social e utilizando álcool em gel. E finalizou destacando que a gestão vai continuar trabalhando e continuar salvando vidas.

Caxias recebeu neste primeiro momento apenas a primeira dose da vacina para 2.466 pessoas. Posteriormente, o Governo do Estado vai enviar a segunda dose, que será aplicada em até 28 dias após a aplicação da primeira, conforme orientação do Ministério da Saúde.