Prefeitura abre shows nacionais no Arraial da Cidade com Tarcísio do Acordeon e Dorgival Dantas e recebe Solange Almeida, Mano Walter e Vitor Fernandes nesta sexta (7)
Os cantores Tarcísio do Acordeon e Dorgival Dantas sacudiram o Arraial da Cidade na noite de quinta-feira (6), segundo dia de programação do São João organizado pela Prefeitura de São Luís na Praça Maria Aragão (Beira-Mar) e arredores. As atrações nacionais se juntaram aos grupos folclóricos locais escalados para animar a festança, que começou na quarta-feira (5) e se estenderá até 30 de junho, sempre a partir das 19h. A animação continua nesta sexta-feira (7), com shows de Solange Almeida, Mano Walter e Vitor Fernandes.
A expectativa é grande para as apresentações de Solange Almeida, Mano Walter e Vitor Fernandes. A primeira, que já esteve por várias vezes na Ilha do Amor, vai fazer a alegria dos fãs com muito forró, entre antigos e novos sucessos. Mano Walter deve repetir o que costuma fazer em suas apresentações, ou seja, interagir bastante com a plateia e homenagear grandes nomes da música nordestina. Vitor Fernandes, o ‘Rei do Piseiro’, é uma das estrelas do forró eletrônico, com uma trajetória musical marcada por parcerias com astros do gênero.
A quinta-feira (6), segunda noite do arraial, contou com a presença do prefeito de São Luís, Eduardo Braide, da vice-prefeita, Esmênia Miranda, e do secretário municipal de Cultura, Maurício Itapary. “O Arraial da Cidade é eclético e, além da beleza dos nossos grupos folclóricos e artistas da nossa terra, recebemos, também, nomes da cena musical nacional, que abrilhantam ainda mais o nosso São João. Hoje, estamos dando início a essa sequência de apresentações com Tarcísio do Acordeon e Dorgival Dantas, e assim será até o encerramento da programação”, disse Eduardo Braide.
O público se dirigiu à Maria Aragão em grande escala para prestigiar a vasta programação junina. Os fãs do cantor Tarcísio do Acordeon se aglomeraram em frente ao Palco da Cidade, erguido ao lado da Praça Maria Aragão para receber os grandes shows da temporada. O espaço ficou lotado.
O cantor chegou com repertório dançante e mostrou muita habilidade com o instrumento que manuseia desde os 10 anos de idade. Tarcísio do Acordeon, que iniciou o show por volta das 22h, disse que recebeu com muita alegria o convite da Prefeitura de São Luís para abrir os shows nacionais no Arraial da Cidade e revelou, inclusive, que estava um pouco nervoso, dada a grande responsabilidade.
“É uma honra abrir esse grande evento aqui em São Luís, cidade que tem uma das melhores festas juninas da região Nordeste. A gente sempre procura trazer para o São João um pouco mais do regionalismo, com o forró pé de serra, a sofrência, o piseiro e outros ritmos, ou seja, um pouquinho de tudo. Quero agradecer à Prefeitura Municipal pelo convite”, agradeceu Tarcísio do Acordeon, que entoou vários sucessos da carreira.
Dançante do início ao fim, o show agradou geral e muita gente que estava do outro lado do arraial migrou para o perímetro onde está montado o Palco da Cidade. Muitos jovens fizeram a festa em grupos de amigos. “Eu achei excelente a ideia de abrir os shows com Tarcísio do Acordeon, pois acompanho a carreira dele pela internet e é um artista excelente, que tem tudo a ver com São João. A Prefeitura acertou em cheio”, contou a estudante Ludmilla Lima, moradora do bairro Lira, que estava acompanhada de um grupo de vizinhos.
Dorgival Dantas
Após Tarcísio do Acordeon, foi a vez de Dorgival Dantas contagiar o público que marcou presença na segunda noite de festança no Arraial da Cidade. O cantor arrancou gritos dos fãs e embalou a plateia com seus mais tocados sucessos. O cantor fez sua estreia no São João 2024 em São Luís e disse que estava muito feliz por retornar a uma cidade que gosta bastante.
“Eu sou um sanfoneiro de todas as horas, mas quando chega o São João, a coisa flui ainda melhor, o sanfoneiro espera muito por esse momento e chega a contar os meses para vivenciar essa grande festa”, falou o artista.
Mais espaços
No Barracão do Forró, as atrações foram o grupo Forró do Rui, na Tenda Hot Mix, comandada pelos DJs Karley e Andrey, e no Espaço Reggae. As três áreas experimentaram lotação máxima e receberão programação paralela até o final da temporada junina.
O Arraial da Cidade é acessível a pessoas com deficiência e possui Central de Videomonitoramento com câmeras de reconhecimento facial para garantir mais segurança ao público. Equipes das polícias Militar e Civil, além do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal, ficam a postos, assim como os agentes de trânsito, da Blitz Urbana e bombeiros civis.
Há, ainda, posto médico. Enquanto os artistas e grupos se apresentam, os vendedores ambulantes faturam vendendo diversos produtos, pois eles foram cadastrados para atuarem no Comércio Legal. O arraial também dispõe de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para eventualidades.
Grupos folclóricos
A segunda noite de programação no grande terreiro recebeu os grupos folclóricos Quadrilha Flor do Amor, Companhia Vem Bebê e o Boi da Lua. Os três realizaram suas apresentações no tablado 360º, que proporciona uma visão completa do público. Em frente, há um palco que recebe artistas locais, cuja programação também está diversificada.
Transporte
Durante os shows, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), está ampliando os horários e quantitativos de ônibus para atender ao grande público. A frota com ônibus extras segue nesta sexta (7), sábado (8), domingo (9) e ainda nos dias 15, 27, 28, 29 e 30 de junho.
As operações dos coletivos ocorrem a partir das 22h e seguem até as 2h, saindo dos terminais de integração para as seguintes regiões: Zona Rural 2, Itaqui Bacanga, Itaqui Bacanga, Coroadinho, Anil, BR-135, Cohab/Cohatrac, Anil, Cidade Operária/São Cristóvão, São Raimundo/São Cristóvão, Cidade Olímpica/Jardim América, Janaína/Santa Clara/Cidade Operária, Cidade Olímpica/Jardim América, Cohama/Ipase/João Paulo, Cohama/Tribuzi, Litorânea/Holandeses/São Francisco, Vinhais/Cohafuma/São Francisco, Turu/Santa Rosa/Anil.
A SMTT disponibiliza agentes de trânsito e fiscais de transportes em pontos estratégicos para orientar o trânsito e a regularidade do atendimento do serviço de ônibus aos usuários, nos terminais e nas garagens das empresas consorciadas, a partir das 5h. Além disso, o pleno cumprimento do empenho de frota reserva de apoio de todos os terminais de integração será devidamente acompanhado pelo Centro de Controle de Operações (CCO) da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes.