O Maranhense|Notícias do Estado do Maranhão

Prefeito Jorge Vieira se reúne com equipe técnica para implantação de pátio de minério de bauxita em Vila Nova dos Martírios

Nesta quarta-feira (09), o Prefeito de Vila Nova dos Martírios, Jorge Viera, se reuniu com a equipe técnica da empresa de Mineração CBA. A finalidade da reunião foi discutir a parceria entre a empresa e o município para a implantação de pátio de minério de bauxita. Estiveram presentes no momento os vereadores Dorizel Sousa, Gil Santa Marta e Ranieri Pinto, que compõem a Comissão de Obras da Câmara de Vereadores; o Secretária de Meio Ambiente, Manoel Bomfim, equipe técnica e de gestores da Empresa CBA, que participaram de São Paulo por vídeo conferência.

“Estamos apresentando um pré- projeto de obra. Estamos em negociação de convênios com o Estado e o município, realizando estudos topográficos, analisando a geografia da região e a estrutura das pontes e estradas do Município de Vila Nova, além de elaborar um estudo detalhado de diagnóstico de valorização Social. Esses estudos são para montar um arcabouço de informações para realizar o projeto de engenharia da estrada que vamos doar para o município”, explica Bernardo Caires, um dos engenheiros ambientais responsáveis pela obra.

Caires explica os benefícios desse pátio: “o município terá uma estrada bem conservada, gerando emprego e renda para a região, tanto informal como formal, pelo movimento de caminhões e pessoas na estrada. O escoamento da produção agrícola será agilizado também e uma passível parceria entre a CBA, Vale e Suzano que vamos construir agora. Até o início do segundo semestre entregamos o relatório mais detalhado para o município para darmos os encaminhamentos necessários” detalhou.

Localização privilegiada

Vila Nova dos Martírios se encontra em uma localização privilegiada, fazendo divisa com a Cidade de Rondon –PA, a 2 km de distância a linha do trem. A estrada relativamente reta é geograficamente desejada para servir de sede de um pátio de estocagem e embarque de mineiro de bauxita que será embarcado no trem e encaminhado direto para o Porto de Itaqui. Esse pátio terá aproximadamente uma extensão de 80 hectares dentro do município.

O ponto principal que o convenio que a CBA está propondo é para reestruturar a estrada de Rondon do Pará até Vila Nova dos Martírios com o objetivo de fazer o deslocamento do minério até o pátio para ser embarcado no trem.

“Essa nossa estrada é usada pela Empresa da Suzano e pela Vale. Podemos incluir essas empresas neste consórcio também, afinal, todos nós seremos beneficiados com uma estrada melhor. Implantar uma estação de trem em Vila Nova é atender todo nosso povo”, reivindicou o prefeito Jorge Vieira.

“Nós estamos precisando desenvolver o município, por isso eu fico alegre com essa parceria. Eu sei que toda obra tem um começo, meio e fim, e essa procura por parceiros é o começo de tudo. Por enquanto está só no papel, mas só de estar no papel já e muito bom, porque eu sou otimista e vejo a possibilidade de se realizar com muitos ganhos para o município porque vamos fazer e fazer bem feito” finaliza o prefeito Jorge Vieira.