Plantão

Prefeito Eduardo Braide se reúne com membros da Embaixada de Portugal no Brasil para tratar de parcerias institucionais

O prefeito Eduardo Braide recebeu, na manhã deste sábado (16) no Palácio La Ravardiére, sede do Executivo Municipal, a comitiva da Embaixada de Portugal no Brasil, para debater parcerias institucionais que vão ampliar as relações entre o país lusófono e a capital. Na ocasião, o prefeito se reuniu com o Embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos; a secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Ferreira Nunes; a vice-cônsul de Portugal, Maria Fernanda Pinheiro e o cônsul honorário de Portugal em São Luís, Abraão Freitas Valinhos Júnior. Parcerias futuras em áreas como turismo, projetos especiais, inovação, sustentabilidade, agricultura e pesca foram tratadas durante o encontro. 

“Felicidade em receber todos os membros da comitiva de Portugal e saber que essa conversa, além estreitar os laços entre Portugal em São Luís, vai poder ampliar as parcerias institucionais. Temos buscado dialogar com cidades irmãs para que a gente possa celebrar um termo de cooperação em diversas áreas, como o turismo, cultura e na de cidades inteligentes. É muito importante que momentos como esses aconteçam e mais do que isso, que bons frutos possam render dessa parceria entre Portugal e São Luís, que irão andar de mãos dadas”, disse o prefeito Eduardo Braide, destacando a importância deste encontro para o estreitamento de laços entre São Luís e Portugal, que possuem diversas características semelhantes na cultura, arquitetura e no dialeto que ambos têm em comum, a Língua Portuguesa. 

A delegação ouviu do prefeito Eduardo Braide e dos secretários municipais de Turismo, Saulo Santos; de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Liviomar Macatrão; de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais, Verônica Pires e da presidente da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico, Kátia Bogéa, as propostas e projetos futuros a serem executados em São Luís, a partir da parceria entre o país Europeu e a capital maranhense. 

Entre os projetos apresentados durante o encontro, está o da Praça Portugal, situada em um local simbólico da cidade e que representa o reconhecimento à colonização portuguesa, às margens da Avenida Ferreira Gullar, no São Francisco. A obra será executada pela Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe) e contará com uma área total de mais de seis mil metros quadrados, capela com vista para o mar, área de eventos, academias ao ar livre, pista de caminhada e posto policial. 

Outra iniciativa apresentada para acordo de cooperação técnica, foi a de que São Luís apresente a candidatura como cidade sede do Fórum Internacional de Patrimônio Arquitetônico (FIPA), em 2023. No evento, serão realizadas exposições que contam mais sobre a cultura e a gastronomia ludovicense, uma das heranças da colonização portuguesa em São Luís. 

A chefe da delegação e secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Ferreira Nunes, elogiou o trabalho desenvolvido pela gestão do prefeito Eduardo Braide em buscar novas parcerias e fortalecer os laços já existentes entre São Luís e o país. “Agradeço ao prefeito Eduardo Braide pela recepção e por buscar novas parcerias. Nós temos aqui uma comunidade portuguesa, temos uma história em comum e queremos reforçar os laços entre Portugal e São Luís do Maranhão. Também temos aqui outras parcerias que já existem, mas podemos dar novo impulso e apoiar esta colaboração, no sentido de estreitar os laços e potencializar o desenvolvimento da cidade e, assim como de Portugal”, destacou a secretária. 

Vacinação

O prefeito Eduardo Braide também destacou à comitiva, o avanço da vacinação contra a Covid-19 em São Luís, que proporcionou o afrouxamento dos protocolos sanitários contra o novo coronavírus. A medida possibilitou a recuperação econômica por meio do turismo e a consolidação da capital maranhense como um dos principais destinos procurados por turistas durante a pandemia. 

Ao fim do encontro, o prefeito Eduardo Braide entregou aos membros da comitiva, um quadro com uma reprodução da sede do Palácio La Ravardiére, onde fica a Prefeitura de São Luís, que faz parte do acervo arquitetônico reconhecido como Patrimônio Cultural Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 1997. 

Em agradecimento, a comitiva portuguesa entregou ao chefe do Executivo Municipal, um livro com dezenas de fotografias do rico acervo arquitetônico do país lusófono.