O Maranhense|Notícias do Estado do Maranhão

Prefeito Eduardo Braide participa de posse da nova diretoria da OAB no Maranhão

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, participou, na noite de sexta-feira (13), da cerimônia de posse da nova diretoria do Conselho Seccional da OAB/MA e da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão (CAAMA), realizada no Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana, Multicenter Sebrae. A nova diretoria atuará no triênio 2022/2024 e foi eleita no fim do ano passado.

Para a diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão, foram empossados o novo presidente, Kaio Vyctor Saraiva Cruz; a vice-presidente, Tatiana Maria Pereira Costa; o secretário-geral, Gustavo Mamede Lopes de Sousa; o secretário-adjunto, Vandir Bernardino Bezerra Fialho Junior; e a tesoureira, Mariana Gomes Berredo.

A CAAMA também teve empossados os seus novos dirigentes, para os mesmos cargos. Até 2024, o presidente será Ivaldo Correa Prado Filho; a vice-presidente, Alynna Silva de Almeida; a secretária-geral, Mariana Fagundes Serra; a secretária-adjunta, Érica da Silva Cariolano; e o tesoureiro, Antônio Marcos Alves Matos, além dos suplentes: Polyana Carolina Cirqueira Barata; Emerson de Macedo Galvão e Fernando da Silva Furtado.

De acordo com o prefeito Eduardo Braide, a renovação da diretoria da OAB, Seccional Maranhão, é parte fundamental na manutenção do Estado de Direito. “A posse dos novos dirigentes da OAB Maranhão, a cada triênio, é um momento importante para o nosso estado. A ordem é peça indispensável na garantia dos direitos humanos, na manutenção da democracia e renovação da justiça social. Por isso, desejo sucesso durante a gestão dos novos dirigentes em nome do novo presidente, o advogado Kaio Saraiva”.

Além da nova diretoria da OAB/MA e CAAMA, todos os 64 conselheiros eleitos da seccional maranhense também foram chamados para receber o diploma das mãos do novo presidente, Kaio Saraiva, e do presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogado do Brasil, José Alberto Ribeiro Simonetti Cabral.

A cerimônia de posse contou com a presença de várias autoridades, entre elas, representantes das seccionais dos estados do Piauí, Ceará, Roraima e São Paulo; o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, Ricardo Duailibe; o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, Washington Luiz Oliveira; além de juízes, desembargadores e representantes de subseções da OAB/MA no interior do estado.

Saiba mais

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é uma instituição que representa os advogados enquanto classe profissional. Ela é encarregada de fiscalizar e orientar o exercício da advocacia, de coibir práticas que infrinjam o Código de Ética e, também de defender a Constituição, os direitos humanos, o Estado de Direito e a justiça social.

No Maranhão, a Ordem surgiu em 1932. Atualmente, conta com mais de 7 mil advogados inscritos e um total de 11 subseções, instaladas no interior do estado, nas cidades de Imperatriz, Balsas, Caxias, Bacabal, Presidente Dutra, Pinheiro, Açailândia, Chapadinha, Santa Inês, Codó e Pedreiras.