Prefeito Eduardo Braide entrega nova Unidade de Cuidados Clínicos com 37 leitos e avança na reestruturação do Socorrão I
A rede municipal de saúde de São Luís deu mais um passo importante rumo à qualificação do atendimento com a inauguração da nova Unidade de Cuidados Clínicos do Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I). A entrega da estrutura, que passa a contar com 37 novos leitos, foi realizada nesta terça-feira (13) pelo prefeito Eduardo Braide. A obra é fruto de uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde (Semus) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp).
O novo espaço fica localizado na Santa Casa de Misericórdia (ao lado do Socorrão I) e foi projetado para ampliar o cuidado com os pacientes clínicos que, após atendimento emergencial no Socorrão I, necessitam de acompanhamento contínuo. O espaço servirá como suporte para os casos que aguardam transferência para serviços de baixa ou alta complexidade, ou ainda para aqueles que estão em processo de reabilitação até a alta hospitalar.
“Esse é o melhor espaço que poderíamos entregar tanto para os profissionais da saúde, que agora contam com uma estrutura adequada de trabalho, quanto para os nossos pacientes, que passam a ter um ambiente ainda mais acolhedor. Nosso compromisso é seguir nesse ritmo, trabalhando para que toda a rede de saúde de São Luís tenha o mesmo padrão e a qualidade que a população merece. Essa entrega se soma a outras importantes ações, como os hospitais já entregues, as novas Unidades Básicas de Saúde e as Clínicas da Família. Vamos continuar avançando juntos”, destacou o prefeito Eduardo Braide durante a solenidade.
Estrutura e funcionamento
A nova Unidade de Cuidados Clínicos (UCC) é um setor de referência da Clínica Médica, com infraestrutura moderna e pensada para oferecer conforto, segurança e humanização no atendimento. Os pacientes encaminhados à UCC recebem assistência de uma equipe multiprofissional, composta por médicos e enfermeiros especializados; fisioterapeutas; terapeutas ocupacionais; assistentes sociais e demais profissionais.
Durante o período de internação, esses pacientes são acompanhados com foco na continuidade do tratamento, até que estejam em condições de transferência ou alta.
“Com a entrega dos 37 novos leitos, conseguimos desafogar o Socorrão I e proporcionar um ambiente mais digno aos nossos pacientes. Aqui, eles permanecem sob os cuidados de uma equipe completa, com todo o suporte necessário, até a conclusão de sua recuperação ou algum encaminhamento necessário. Essa é mais uma ação que mostra nosso compromisso com a reestruturação da rede municipal de saúde”, afirmou a secretária de Saúde, Carolina Mitri.
Primeira Etapa
O prefeito Eduardo Braide já havia entregado a primeira etapa da reforma do Socorrão I no dia 30 de janeiro deste ano, marcando o início do processo de modernização da unidade. Essa fase inicial contemplou a revitalização da Recepção Vertical, voltada para o atendimento de pacientes que chegam por meios próprios, ou seja, que não vêm por ambulância, mas necessitam de atendimento de urgência.
O espaço passou por uma reestruturação completa e agora conta com dois consultórios novos, sendo um voltado para procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade e outro destinado a atendimentos clínicos.
A reforma também incluiu a implantação da Sala Lilás, um ambiente exclusivo para o acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica, com suporte de assistência social e atendimento psicológico.
Outra melhoria importante foi a Sala de Acolhimento e Classificação de Risco, onde os pacientes são avaliados de acordo com a gravidade dos sintomas para garantir um atendimento mais ágil e seguro. Já a Sala de Especialidades foi equipada para a realização de procedimentos como eletrocardiograma (ECG), entre outros atendimentos especializados.
Próximos passos
A entrega da nova UCC faz parte de um plano mais amplo de reestruturação do Socorrão I, que já contempla outras intervenções em andamento.
“Nossa próxima etapa será a reforma da Ala Vermelha, destinada a casos de alta complexidade, a Recepção Horizontal, ponto de chegada das ambulâncias, além da reforma completa da área administrativa e do Centro Cirúrgico. Agora, seguimos firmes na modernização completa da unidade”, completou a diretora da Unidade, Ilmara Pinho.
Hospital Municipal Djalma Marques Inaugurado em 23 de maio de 1982, o Hospital Municipal Djalma Marques, o Socorrão I, oferece atendimento de urgência e emergência em diversas especialidades, incluindo clínicas, cirúrgicas, ortopédicas, neurológicas e neurocirúrgicas, além de bucomaxilofacial. A unidade realiza atendimentos de alta e média complexidade, recebendo uma alta demanda de pacientes, muitos provenientes do interior do estado.