Torneio SESI de robótica contará com obras de Pablo Picasso, Tarsila do Amaral e de artistas maranhenses como Péricles Rocha e Marlene Barros

O Torneio SESI de Robótica que acontece nesse final de semana no Multicenter Negócios e Eventos, cujo tema trabalha todas as formas de arte ligadas a robótica, contará com uma exposição de artes visuais de artistas maranhenses consagrados e de uma obra do pintor Pablo Picasso, datada de 1950. 

A obra feita com a técnica de serigrafia sobre tecido, com as medidas de 88cm x 84cm, da série denominada “Tauromaquia”, foi restaurada pelo Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) e faz parte da Coleção Assis Chateaubriand do Maranhão pertencente ao acervo do Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM). 

Nomes de artistas maranhenses consagrados como Péricles Rocha, conhecido por seus traços únicos e uso de cores quentes, farão parte do acervo da exposição de arte do torneio. Peças do artista que retratam a cultura popular e a religiosidade do estado estarão em exposição. 

Uma das principais artistas modernistas latino-americanas, a pintora, desenhista, escultora, ilustradora, cronista e tradutora brasileira, Tarsila do Amaral também fará parte da exposição do torneio SESI de Robótica com 5 gravuras à nanquim feitas em papel do século XX, com a temática de paisagem. As obras da artista fazem parte da Coleção do Banco Central do Brasil, também pertencentes ao acervo do Museu Histórico e Artístico do Maranhão. 

A exposição contará com cerca de 15 peças entre quadros e esculturas que foram cedidas temporariamente pelo Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM) para o SESI Casarão da Indústria. 

Além das exposições ditas reais, os visitantes do torneio poderão conhecer o SESI Casarão da Indústria, o Museu Histórico e Artístico do Maranhão, o Museu de Artes Visuais e a Casa de Nhozinho por meio de uma imersão em óculos 3d numa exposição virtual que será disponibilizada durante o torneio e, ainda, assistir a filmes de curtas do Festival Guarnicê de Cinema, disponibilizados através de uma parceria com a DAC – UFMA.