O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

Giro de NoticiasÚltimas Noticias

Prefeito Eduardo Braide assina ordem de serviço para reconstrução do Centro de Saúde Maria Ayrecila da Silva, na Cidade Olímpica

A Prefeitura de São Luís deu início, neste sábado (18), à reconstrução do Centro de Saúde Maria Ayrecila da Silva, localizado na Cidade Olímpica. A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Eduardo Braide durante solenidade no bairro, marcando o começo das obras, que integram o amplo programa de modernização das unidades de saúde da capital.

O investimento é de R$ 2.986.781,43, com prazo de entrega estipulado em 151 dias. As intervenções serão coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Durante a assinatura da ordem de serviço, o prefeito Eduardo Braide ressaltou que a reforma ampliará significativamente os serviços ofertados.

“Com a obra pronta, a população vai ter acesso a ultrassom, atendimento odontológico ampliado, sala de pequenos procedimentos e muito mais. Tudo isso, sem precisar sair do bairro. A Cidade Olímpica vai ter um centro de saúde completo, moderno e eficiente”, afirmou.

Braide também falou do compromisso da gestão com a Cidade Olímpica, relembrando as diversas ações já realizadas na região.

“A gente não para de trabalhar — pode ser sábado, domingo ou feriado. A Cidade Olímpica mora no meu coração. Nós já fizemos o asfalto novo nas avenidas Brasil, Um e Dois; trouxemos iluminação de LED, que transformou as noites; e estamos resolvendo de vez o problema do canal, que antes trazia tristeza e agora vai virar um espaço de lazer, com ciclovia, quadra coberta e praça. Agora, chegou a vez de reconstruir o Centro de Saúde, e nós vamos caprichar”, afirmou o prefeito.

ESTRUTURA MODERNA E NOVOS SERVIÇOS

O novo Centro de Saúde Maria Ayrecila da Silva será completamente requalificado, com piso, teto e paredes novas; além de climatização em todos os espaços, e mobiliário e equipamentos modernos.

Entre as novidades estão a implantação de uma sala para pequenos procedimentos, onde serão realizados curativos e administração de soro; e a instalação de equipamentos de ultrassonografia, evitando que os moradores precisem se deslocar para outras regiões da cidade.

A unidade dobrará a capacidade de atendimento odontológico, passando a contar com duas cadeiras de dentista e novas equipes de profissionais.

O espaço também contará com auditório, salas de atividades de grupo, como zumba e educação física; além de atendimentos com fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo, assistente social, nutricionista e educador físico.

SAÚDE MAIS PERTO DA POPULAÇÃO

A secretária municipal de Saúde, Carolina Mitri, destacou que a reestruturação faz parte do processo de requalificação de todas as unidades básicas de saúde de São Luís, com foco não apenas na parte física, mas também na melhoria do atendimento.

“Quando falamos em requalificação, não falamos apenas da estrutura física, mas também de transformar o atendimento, ampliar o acesso e aproximar os serviços da população. Queremos que o cidadão possa fazer seu exame, ultrassom ou tratamento odontológico perto de casa. Já reestruturamos mais de 70% das nossas unidades e o objetivo é chegar a 100%, com mais oferta e qualidade no serviço prestado”, afirmou a secretária.

O evento contou com a presença da vice-prefeita Esmênia Miranda, do secretário municipal de Planejamento, Simão Cirineu; da secretária da Pessoa com Deficiência, Maria Rocha, além de lideranças políticas, comunitárias, servidores municipais e moradores da região, que celebraram a conquista para a Cidade Olímpica e região.