Prefeito Edivaldo entrega creche e escola na zona rural

O prefeito Edivaldo Holanda Junior inaugurou duas novas unidades de ensino nesta quarta-feira (23) localizadas em bairros da zona rural, ampliando os investimentos de sua gestão nesta região da cidade. No Rio Grande foi entregue a Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Maria Thereza Cabral, com capacidade para 720 alunos de 6 a 14 anos. No conjunto Morada do Sol foi inaugurada a creche e pré-escola Professora Edith Valois, que atenderá 160 estudantes de 2 a 5 anos. A entrega dos equipamentos reforça a estrutura da rede física escolar de São Luís e integra as ações que estão sendo tomadas para preparar a rede de ensino municipal para o retorno das atividades letivas presenciais assim que as condições sanitárias estiverem favoráveis. O prefeito Edivaldo também entregou praças e as obras de construção do calçadão da orla do Sá Viana, região Itaqui-Bacanga.

“Hoje é mais um dia de muitas entregas pela cidade. Começando o dia pela zona rural onde inauguramos duas escolas novas, construídas em nossa gestão para que, no período que for possível, os alunos da nossa rede possam retomar suas atividades presenciais em unidades de ensino modernas, com todos os equipamentos e estrutura necessária. Além disso, estamos atendendo às famílias das duas comunidades que precisam de um espaço seguro e perto de suas casas para deixar seus filhos enquanto cuidam das suas atividades diárias. A reestruturação da rede de ensino é uma das nossas políticas prioritárias e vem sendo executada por meio do programa Educar Mais, que tem garantido muitos avanços na área. Seguindo com a agenda de inaugurações entregamos novos espaços de lazer em bairros da área Itaqui-Bacanga”, destacou o prefeito Edivaldo.

A primeira-dama, Camila Holanda; o vice-prefeito, Julio Pinheiro; os secretários municipais de Educação; José Cursino Raposo Moreira; de Urbanismo e Habitação, Mádison Leonardo Andrade; familiares das patronas das duas unidades de ensino; funcionários e representantes das comunidades acompanharam o prefeito Edivaldo durante as inaugurações.

O vice-prefeito, Julio Pinheiro, disse que a entrega das duas unidades de ensino demonstra o compromisso assumido pela gestão junto à cidade. “Estamos nos últimos dias da gestão, mas seguimos trazendo melhorias para a população. A entrega destas escolas é um passo importante do tripé gestão, qualificação e infraestrutura por meio do qual o prefeito Edivaldo tem reestruturado e elevado a qualidade do ensino, além de garantir o acesso de toda a população à educação. Como professor fico muito feliz de fazer parte de uma gestão que tem a educação como prioridade”, afirmou.

ESCOLA E CRECHE

A U.E.B. Maria Thereza Cabral, construída no bairro Rio Grande, tem capacidade para 720 alunos de 6 a 14 anos, distribuídos em 12 salas nos turnos matutino (1º ao 5º ano) e vespertino (6º ao 9º ano). A escola já tem 189 estudantes pré-matriculados, que estavam aguardando disponibilidade de vagas. Após a inauguração, a escola abrirá período de matrícula.

A unidade conta com laboratório de informática, laboratório de ciências, biblioteca, quadra poliesportiva, auditório, além das áreas para os serviços administrativos e planejamento das atividades pedagógicas, banheiros e acessibilidade. A escola é a primeira de São Luís construída no novo padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), seguindo um modelo arquitetônico com muitas áreas ao ar livre.

Para Antônia Pereira Sobrinho, coordenadora do Centro Comunitário do Rio Grande, a escola representa uma importante conquista para a população. “Esta escola é um sonho de muitos anos. As crianças do nosso bairro tinham que ir para o Maracanã estudar, o que dificultava muito por causa da distância. Agora, eles poderão estudar perto de casa. É um benefício muito importante para o nosso bairro, que agora tem uma escola desse porte”, comentou.

O titular da Semed, José Cursino Raposo Moreira, disse que as novas unidades são símbolos da qualidade da educação municipal. “Na gestão do prefeito Edivaldo a rede municipal de ensino foi totalmente reestruturada. Isso é fruto do compromisso em colocar a educação como prioridade absoluta. Temos aqui unidades com toda a estrutura e equipe necessárias para atender as crianças dos bairros com atividades pedagógicas e recreativas”, afirmou o secretário.

Já a Creche e pré-escola Professora Edith Valois, no Conjunto Morada do Sol, tem capacidade para 160 alunos de 2 a 5 anos nos turnos matutino e vespertino, sendo 60 vagas para a creche (2 e 3 anos) e 100 vagas para a pré-escola (4 e 5 anos). A unidade conta com quatro salas de aula, brinquedoteca, refeitório, salas para os serviços administrativos e planejamento das atividades pedagógicas, banheiros e acessibilidade.

Francilene Regina Gomes Santos, mãe de Pietro Emanuel, de 4 anos, ficou feliz em saber que agora tem onde deixar o filho. “Eu não estou trabalhando porque preciso ficar em casa cuidando dele. Com essa creche vai facilitar muito para mim. Vou poder ficar tranquila, sabendo que meu filho está bem cuidado”, disse.

INVESTIMENTOS NA EDUÇÃO

A gestão do prefeito Edivaldo vem reestruturando a rede municipal de ensino. Para reestruturar a educação municipal foi implantado um macro programa, Educar Mais, estruturado em cinco eixos/pilares: reforma da rede física, avaliação escolar, gestão escolar, formação docente e monitoramento permanente. Foi implantado um sistema de avaliação próprio, o Simae. Investiu-se ainda no transporte escolar e na melhoria na qualidade da merenda escolar.

Além da reforma de escolas, já foram inauguradas a creche e pré-escola Elza Maria Rodrigues da Silva, no bairro Cidade Operária, em outubro deste ano, e a U.E.B. Carlos Salomão Chaib, localizada na Chácara Brasil, no ano passado.

O resultado dos investimentos reflete-se nos índices de educação alcançados por São Luís, que atingiu a nota 5.1 nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º anos), segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019. Este é o maior crescimento na série histórica do Ideb.

PRAÇAS

Na quarta-feira (23) à noite, o prefeito Edivaldo entregou um conjunto de duas praças na área Itaqui-Bacanga, nos bairros Vila Embratel, que ganhou a Praça do Bacurizeiro, e Residencial Paraíso, onde foi entregue a Praça do Vôlei. Além do embelezamento da região, elas oferecem espaços para atividades culturais, para o lazer das crianças, jovens, adultos e idosos, espaços para prática de atividade física.

Também foi inaugurado o calçadão do Sá Viana. Trata-se de um trecho de aproximadamente 600 metros de extensão, que vai da Avenida Tomás de Aquino de Andrade até a Rua Carmina Corrêa, onde foi construído um calçadão de concreto para caminhadas e áreas de lazer.