O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de Noticias

Posse da nova mesa diretora do TRE-MA acontece nesta quarta (1)

Nesta quarta-feira (1), os desembargadores José Luiz Oliveira de Almeida e José Gonçalo de Sousa Filho tomam posse como presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, respectivamente, durante sessão solene a ser realizada no plenário Ernani Santos da sede do órgão (Avenida Senador Vitorino Freire, s/n – Areinha – São Luís).

Na mesma data, despede-se a desembargadora Angela Maria Moraes Salazar, que tomou posse como membro efetivo em 1º de março de 2021 e presidiu a Corte a partir de 19 de maio de 2022.

Ainda no dia 1º de março, na mesma hora e local, tomam posse como membros da Corte Eleitoral maranhense a desembargadora Maria Francisca Gualberto de Galiza como substituta e o juiz Angelo Antonio Alencar dos Santos como efetivo. Ambos assumem as vagas deixadas pelo desembargador José Gonçalo Filho e pelo juiz Cristiano Simas.

Entrevista coletiva dos empossados antes da sessão solene

O quê? Coletiva de imprensa da nova mesa diretora do TRE-MA
Quando? Dia 1º de março
Horário? 15h
Local? Sala da Coordenadoria de Comunicação e Imprensa
Endereço? Prédio-sede do TRE, localizado na Avenida Senador Vitorino Freire, s/n – Areinha. São Luís.
Entrevistados? Desembargadores José Luiz Oliveira de Almeida (atual corregedor que assumirá como presidente) e desembargador José Gonçalo Filho (que tomara posse como membro efetivo vice-presidente e corregedor).

Currículos resumidos

José Luiz Almeida

José Luiz Oliveira de Almeida é natural de Vitorino Freire, casado com Ana Rita e pai de dois filhos. Formou-se em Direito pela UFMA em 1977. Iniciou a carreira em novembro de 1986, então nomeado juiz-substituto e titularizado depois na comarca de Presidente Dutra.

Em seguida, foi promovido, por merecimento, para as comarcas de Colinas, em março de 1990; Imperatriz, em junho do mesmo ano; e para o cargo de juiz auxiliar de São Luís, em fevereiro de 1992, tendo sido titularizado na 7ª Vara Criminal, onde atuou por 18 anos.

Foi também juiz eleitoral das 10ª e 76ª zonas da capital, além de promotor eleitoral com atuações nos municípios de São João dos Patos e Cururupu.

Cronista há 40 anos, com artigos publicados na imprensa local e de Pelotas, além de um blog com veiculação de crônicas e artigos jurídicos, replicado por vários blogs nacionais.
Também lecionou as disciplinas Direito Penal e Direito Processual Penal na UFMA (tanto capital como Imperatriz) e na ESMAM. Possui ainda inúmeras publicações em diversos sites e jornais no Brasil e mantém um blog na internet, cujo endereço é: http://joseluizalmeida.com

José Luiz Oliveira de Almeida assumiu como membro efetivo do TRE-MA em 19/05/2022 para o biênio 2022/2024, eleito vice-presidente e corregedor naquela data e agora, em 1º de março, como presidente.

José Gonçalo de Sousa Filho

José Gonçalo de Sousa Filho é natural de Pastos Bons. Concluiu o curso de Direito pela UFMA em 1987 e ingressou na magistratura em dezembro de 1991, assumindo funções na Comarca de Penalva.

Foi promovido por merecimento para a 2ª vara de Santa Luzia do Tide, onde permutou para a comarcar de Presidente Dutra em 1994, tendo ali permanecido até o ano de 1995.
Também atuou nas Comarcas de Presidente Dutra e Araioses, de onde foi promovido por merecimento, para a Comarca de Imperatriz, onde permutou para a Comarca de Pedreiras, tendo dali sido promovido, também por merecimento, para a Comarca de São Luís no final de 1999, cidade em que trabalha até hoje.

Em São Luís, trabalhou em Juizados, sendo titularizado no 1º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo, onde permaneceu por aproximadamente 10 anos e de onde pediu remoção para a 3ª Vara Criminal da capital, tomando posse em agosto de 2011, onde permaneceu até 3 de fevereiro de 2021.

No período de junho de 2008 a junho de 2010, fez pós-graduação “latu sensu” – MBA em Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas.

Em 3 de fevereiro de 2021 foi eleito para o cargo de desembargador, também pelo critério de merecimento, e em 19 de maio de 2021 foi eleito membro substituto da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, onde permanece até esta data, uma vez que em 30 de novembro de 2022 foi eleito membro titular para o biênio 2023/2024.

Maria Francisca Gualberto de Galiza

Natural do Uiraúna (PB), Maria Francisca Gualberto Galiza é desembargadora do TJMA desde fevereiro de 2021. É cidadã ludovicense, agraciada com referido título pela Câmara de Vereadores de São Luís em 2022. Foi juíza auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão por 3 biênios (2014 / 2015, 2017 / 2018, 2019 / 2020), além de Coordenadora Substituta do Centro de Conciliação e Mediação Familiar (2016 / 2017).

Angelo Antonio Alencar dos Santos

Angelo Antonio Alencar dos Santos é natural de São Luís (MA), pós-graduado em Direito Tributário (UNDB), com ampla experiência como juiz do TJMA. Já foi presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão por 2 biênios (2017/2018 e 2019/2020). Possui certificado de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à Justiça Eleitoral do Maranhão nas Eleições 2018 e atualmente estava como juiz auxiliar da Corregedoria do TRE-MA.