Porto do Itaqui recebe gestores dos portos da Bahia

O Porto do Itaqui volta a receber, nesta semana, a visita de uma comitiva da Companhia Docas da Bahia (Codeba), fruto de parceria firmada em setembro. Na ocasião, o presidente do Itaqui, Ted Lago, e o diretor-presidente da Codeba, Carlos Autran Amaral, assinaram protocolo de intenções de cooperação com o objetivo de estabelecer uma aliança destinada a fortalecer a movimentação de cargas na região Nordeste.

A programação dos dois dias de visita conta com apresentações institucionais, reuniões com as áreas de gestão do Itaqui e de outras empresas da comunidade portuária. Por meio do documento de parceria, válido por dois anos, as partes concordam em desenvolver iniciativas e atividades comerciais conjuntas, estudos de mercado e intercâmbio de informações relativas à gestão portuária, tecnologia, controles operacionais, performance e planejamento, dentre outros.

“É com enorme prazer que voltamos a receber a equipe da Codeba para que, nessa troca de experiências, possamos trabalhar pela melhoria do sistema portuário público brasileiro. De um lado estamos conhecendo mais sobre as operações de contêineres, pois temos ampliado a movimentação e queremos melhorar nosso padrão operacional; e por outro, compartilhamos nosso modelo de governança, implantado desde 2015, e que vem dando uma visão mais moderna para a gestão do porto público e reconhecimento nacional com certificações e premiações”, afirmou Ted Lago.

“Viemos a Itaqui por essa influência, essa boa impressão que a nossa diretoria teve em sua última visita em setembro. Fazemos parte também de um programa de modernização da gestão portuária, em que buscamos trocar experiências e descobrir como outros portos lidam com problemas com os quais também nos defrontamos. Agradecemos pela recepção gentil do Itaqui e, especialmente, pelo programa detalhado que foi elaborado para a nossa equipe”, disse o gerente de Assuntos Estratégicos da Codeba, Racine Bezerra Lima Filho.

Além de Racine, o grupo que veio ao porto público do Maranhão desta vez é formado pelo assessor da Presidência, Annibal Vianna Sampaio Neto; os gerentes André Luiz Seda Valladão (Financeiro) e Melissa de Andrade Oliveira (Administrativo); os chefes de Serviço Bartolomeu das Neves Marques e Daniel Luz de Carvalho, e os analistas portuários Deivson de Sena Pinto, Elienildes Santos Simões, Héverton da Franca Sá e Renan Vinícius Silva Leal.

O Porto do Itaqui, administrado pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), é um dos maiores complexos portuários de movimentação de cargas do país, certificado nas ISO 27001, 9001 e ISO 14001 (excelência na gestão da Segurança da Informação, Qualidade e Meio Ambiente) e integra o top 3 no ranking de desempenho ambiental da ANTAQ e em IGAP (Índice de Gestão das Autoridades Portuárias) e Execução dos Investimentos Planejados, do prêmio Portos + Brasil, instituído pelo Ministério da Infraestrutura (MInfra).

A Codeba é Autoridade Portuária responsável pela gestão dos portos públicos localizados na Bahia (Aratu – Candeias, Ilhéus e Salvador). A empresa atua no fomento à expansão econômica e social, provendo infraestrutura e fiscalização para garantir efetividade das operações e serviços portuários nesses portos.