Porto do Itaqui consolida posição como hub logístico com nova operação de 12 mil toneladas de alumínio

O Porto do Itaqui, mais uma vez, consolida sua posição como hub logístico de relevância nacional com a segunda operação de exportação de alumínio após o retorno da carga ao porto em 2023. Aproximadamente 12 mil toneladas de lingotes de alumínio embarcaram no navio Star Toscana nesta quinta-feira (1º), em uma operação complexa e eficiente que demonstra a expertise do Itaqui no manejo de cargas especiais.

Para o presidente do Porto do Itaqui, Gilberto Lins, “o retorno da carga de alumínio reforça o potencial econômico do estado e a capacidade do Itaqui em atender às demandas do mercado com excelência, atraindo novos investimentos e impulsionando a economia local, consolidando assim, parcerias estratégicas para o desenvolvimento sustentável da região”, comemorou Lins.

A operação, conduzida pela G5 Logística, foi realizada de forma simultânea com dois ternos, utilizando guindastes de bordo. A carga, previamente armazenada no pátio I do porto, foi embarcada no navio atracado no berço 103.

Mobilização de profissionais

A operação contou com uma equipe dedicada de aproximadamente 70 profissionais da G5 Logística, divididos em turnos, além de 18 capatazes e 18 estivadores da OGMO por turno, e 3 conferentes da OGMO por turno. O alinhamento entre as equipes garantiu a agilidade, segurança e eficiência da operação.