População de Codó recebe Carreta Digital e novo Centro de Recondicionamento de Computadores do Ministério das Comunicações
urante dois meses, estudantes da rede pública de ensino de Codó, no interior do Maranhão, terão acesso a cursos de informática, robótica e tecnologia de ponta, gratuitamente. Até dezembro, a cidade recebe a Carreta Digital, programa do Ministério das Comunicações (MCom), executado pela Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP), que leva capacitação tecnológica e oportunidades de inserção no mercado de trabalho a jovens em situação de vulnerabilidade social.
O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, participou da cerimônia de inauguração das atividades da Carreta, realizada nesta quinta-feira (16) no Colégio Militar 2 de Julho – Nagib Buzar.
“Essa é uma iniciativa que leva tecnologia, capacitação e oportunidades até quem mais precisa. O projeto integra as ações de inclusão digital do Ministério das Comunicações e vem percorrendo municípios de todo o Brasil oferecendo cursos gratuitos em informática e cidadania digital”, destacou o ministro.
A Carreta Digital já impacta positivamente a vida de milhares de crianças e adolescentes em todo o país. Além das aulas, o veículo conta com impressoras 3D, kits de robótica e estações de aprendizado interativo.
O programa receberá investimento total de R$7,8 milhões para ser expandido ao Rio de Janeiro, Paraíba e Pernambuco. Oito mil pessoas devem ser formadas nos três estados. Segundo a coordenação da RBCIP, a expectativa de certificação total do programa é promissora.
“A meta inicial era formar 15 mil alunos. Com a expansão do projeto em mais três estados, devemos capacitar 23 mil jovens no Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraíba e Pernambuco. É uma grande oportunidade deles serem iniciados em uma profissão, que pode favorecer a entrada no mercado de trabalho, apoiarem as suas famílias nas novas tecnologias, além de complementarem conceitos de matemática, física e outras habilidades”, explica Aline Marcon, coordenadora executiva do projeto Carreta Digital.
Entre os cursos ofertados estão robótica, montagem e configuração de computadores de alto desempenho (PC Games), manutenção e conserto de celulares. Em Codó, a unidade ficará estacionada na Praça de São Sebastião, no pátio do Colégio Militar 2 de Julho. A meta é formar cerca de 700 jovens até 15 de dezembro. As inscrições estão abertas para estudantes da rede pública, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
“É nessa oficina, onde nós vamos receber os computadores e incluir o jovem. Isso é um momento de beleza para nossa população. A carreta vai fazer com que a gente profissionalize nossa juventude, isso é uma coisa que eu tenho, mais uma vez, só que agradecer a Deus” afirma o prefeito de Codó, Francisco Carlos de Oliveira.
Novo Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC’s)
Durante a agenda no município, o ministro também inaugurou um novo Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), que funcionará no Colégio Militar. O espaço é voltado à recuperação e reaproveitamento de computadores usados, que, após o recondicionamento, são doados a escolas, associações e projetos sociais, ampliando o acesso à tecnologia e à inclusão digital.
“O governo do presidente Lula sabe como é importante levar conectividade e oportunidades para o Maranhão. Desta vez, Codó recebe um investimento de R$ 800 mil em um projeto que vai gerar mais oportunidades e transformar a vida de muitos moradores”, afirmou Frederico de Siqueira Filho.
O ministro ressaltou que o projeto une duas frentes estratégicas: a formação gratuita em tecnologia para jovens e adultos e a doação de computadores recondicionados pelos próprios alunos, promovendo aprendizado prático e sustentável.
Frederico destacou que a ampliação da conectividade também chega às salas de aula. Por meio do programa Escolas Conectadas, o Ministério das Comunicações já levou internet de alta velocidade a 7 mil escolas públicas do Maranhão. Até o fim de 2026, todas as 10.213 unidades de educação básica do estado estarão integradas à rede digital.
Além disso, o Wi-Fi Brasil já garante acesso gratuito à internet em mais de dois mil pontos de inclusão digital, como escolas, unidades de saúde, comunidades indígenas e instituições públicas. O programa Internet Brasil também distribuiu mais de 45 mil chips de dados móveis a estudantes da rede pública maranhense.
“Essas ações refletem uma escolha de governo: promover inclusão de verdade. Em um mundo em que tudo depende da internet, não podemos aceitar que tantos brasileiros ainda estejam desconectados”, reforçou o ministro.
Frederico concluiu destacando o impacto social das ações: “O Centro de Recondicionamento de Computadores é mais do que uma estrutura física. É uma oportunidade de transformação. Aqui, as pessoas terão acesso ao conhecimento, à tecnologia e à chance de construir uma nova trajetória. Nosso compromisso é seguir democratizando o acesso e o saber em cada canto do Brasil”, finalizou.
