Polícia Militar reforça ações de combate ao crime na Região Metropolitana

A Polícia Miliar intensifica as operações Catraca e Bairro Seguro, no combate ao crime e à violência, nas cidades da Região Metropolitana de São Luís. O trabalho vem sendo promovido ao longo da semana e tem como objetivo reduzir a violência, evitar assaltos a coletivos, tirar de circulação armas de fogo e drogas, além de prender suspeitos. 

“A avaliação que faço sobre os resultados da operação é muito positiva, principalmente, junto às comunidades, que podem contar com a presença forte da Polícia Militar, atuando em grupamentos e promovendo as abordagens”, pontuou o comandante do 40º Batalhão de Polícia Militar, que coordena as operações, tenente coronel José Roberto Filho.

O trabalho inclui blitz e abordagens itinerantes a ônibus, pessoas e veículos, com o intuito de promover maior segurança e inibir assaltos na região. A polícia também realiza incursões nos bairros, a partir de mapeamento dos índices de criminalidade. Como resultado da ação na última quinta-feira, a polícia fez abordagens em 22 ônibus, apreendeu uma arma branca e prendeu quatro suspeitos. Não foram registrados assaltos a coletivos no período. 

A polícia já esteve nos bairros Pirâmide, Turu (avenida General Artur Carvalho), Habitacional Turu, Vicente Fialho e Araçagy, na capital; e em bairros da cidade de Raposa. Neste fim de semana, o trabalho prossegue na Grande Ilha, com incremento da operação Duas Rodas, que envolve policiamento em motos. 

A operação Catraca consiste em rondas nos coletivos em busca de pessoas e atitudes suspeitas. A Bairro Seguro contempla atuação dentro dos bairros com abordagens a suspeitos e pontos mapeados. “As operações têm finalidade de combater o crime, evitando que a população sofra algum tipo de violência. Estamos intensificando estas ações nos bairros e principais avenidas”, frisou o tenente coronel José Filho.