Polícia Militar dará apoio a todas as edições do SESI Itinerante em 2023

O Serviço Social da Indústria (SESI-MA) retomou o projeto SESI Itinerante em 2023 com atendimentos de promoção à saúde no bairro Cidade Olímpica, em São Luís. Com a parceria do 43º Batalhão da Polícia Militar, as unidades móveis foram montadas dentro do quartel. O comandante da Polícia Militar do Maranhão, coronel Emerson, e o subcomandante da corporação, coronel Aritanã Lisboa, acompanharam o atendimento à população. Aproximadamente 600 pessoas receberam mais de 1.300 atendimentos como vacinação contra Covid-19, consultas ao dentista, oftalmologista, clínico geral, além de oficinas de alimentação saudável, de reciclagem e atividades recreativas.  

Essa foi a primeira ação do ano do SESI Itinerante. No ano passado, as equipes do SESI estiveram em municípios como Vargem Grande, Rosário, Anapurus e Humberto de Campos. Em São Luís foram atendidos bairros como Maracanã, Vila Industrial, Jaracaty e Liberdade. Lenildes Barbosa, da Coordenadoria de Saúde e Segurança do SESI, reforçou que o objetivo desse projeto é promover ações de saúde a públicos mais vulneráveis ou que têm dificuldade de acesso ao SUS. Já foram realizados mais de 32 mil atendimentos.  

O comandante da Polícia Militar do Maranhão, coronel Emerson, e o subcomandante da corporação, coronel Aritanã Lisboa, acompanharam os atendimentos. “A nossa filosofia é fazer um policiamento comunitário, de aproximação da PM com a comunidade. Ações como esta em parceria com o SESI nos ajudam na empreitada de trazer mais dignidade, igualdade e harmonia à comunidade. É o sistema público e o Sistema FIEMA irmanados para promover o bem”, ressaltou o comandante Emerson. A PM dará apoio a todas as edições do SESI Itinerante em São Luís e no interior do estado por meio de suas unidades.  

“Temos parcerias locais em todos os lugares onde realizamos os serviços, que são gratuitos. Aqui na Cidade Olímpica tivemos apoio direto do major Adonias, do 43º batalhão da PM”, reforçou Lenildes. A PM mantém alguns projetos realizados com a comunidade. Um deles é o Cidadão do Bem, que existe há seis anos e atende mais de 100 crianças e adolescentes a partir dos sete anos de idade. “Eles têm reforço escolar, atividades físicas e um pouco de militarismo para terem disciplina”, explicou o major. A parceria com a comunidade, segundo ele, ajuda a diminuir índices de criminalidade.  

O bairro Cidade Olímpica foi fundado em 1996, ano das Olimpíadas de Atlanta. Daí a origem do nome do local, que foi criado graças a vários movimentos de luta por moradia. Moradora do bairro, a dona Maria Antônia levou a neta Laura, de oito anos, para consultar com o oftalmologista. “Ela fica com a vista embaçada quando assiste televisão. Os óculos dela estão vencidos e não tínhamos dinheiro para pagar a consulta. Aqui tivemos a oportunidade de consultar gratuitamente”, comemorou a avó. O próximo SESI Itinerante será em Alcântara, de 24 a 26 de janeiro.