Polícia Civil do Maranhão inicia 2º Curso de Formação de Grupos de Pronto Emprego

Realizada, na manhã desta terça-feira (1º), a cerimônia de abertura do 2º Curso de Formação do Grupo de Pronto Emprego (GPE/PCMA). O evento aconteceu no Auditório Stenio Mendonça, na sede da Polícia Civil do Maranhão (PCMA), Outeiro da Cruz, em São Luís.  

O curso tem o propósito de capacitar policiais civis lotados no interior do estado em conhecimento e práticas operacionais avançadas. A ideia é habilitar o agentes de segurança para atuar de forma mais eficaz em conformidade com os princípios do Estado democrático de direito.

O evento foi realizado pela Academia de Polícia Civil (Acadepol), que também é responsável pelo curso de formação que acontecerá do dia 1º a 21 de dezembro, com carga horária de 168h/aula. A turma é de 30 alunos, todos policiais civis lotados em delegacias regionais de Polícia Civil, no interior do estado.

“A ideia dos Grupos de Pronto Emprego é retirar os policiais da sua rotina, dar a eles um treinamento especial que os tornem mais hábeis na investigação, na utilização de tecnologias e atuação operacional, o que também motiva os colegas”, afirmou o delegado Geral Armando Pacheco.

“O GPE se mostrou bastante efetivo, e que pode ser observado pelos resultados excelentes das regionais de Timon, Codó e Imperatriz, onde estão os Grupos de Pronto Emprego formados na primeira turma”, acrescentou o delegado Geral.

Estiveram presentes no evento o delegado geral de Polícia Civil, Armando Gomes Pacheco; o delegado geral adjunto Operacional, Danilo Veras; o superintendente de Polícia Civil do Interior, delegado Jorge Pacheco Medeiros Junior; o diretor da Academia de Polícia Civil, delegado Cristiano Moreira Fontenele; o superintendente de Homicídios e Proteção à Pessoa, delegado Lucio Reis, além de delegados regionais e policiais civis que serão formados no curso.