Geral

Policia Civil deflagra Operação IMEI e recupera aparelhos celulares

A Polícia Civil do Maranhão, por intermédio da Superintendência de Polícia Civil da Capital, em ação coordenada pela Seccional Leste, realizou nesta sexta-feira (25) o, operação policial destinada a recuperar e restituir aparelhos celulares provenientes de roubos e furtos na região metropolitana.

Em conversa com a autoridade policial responsável pelas investigações, foi informado que a Seccional Leste e as Unidades vinculadas vêm fazendo um intenso trabalho destinado a recuperar e restituir aos legítimos proprietários seus aparelhos celulares, um dos objetos mais cobiçados por autores de crimes patrimoniais, devido, dentre outros aspectos, à facilidade para subtração e venda no mercado de usados.

Também foi feito o alerta para que as pessoas evitem fazer esse tipo de compra quando duvidosa a procedência, sob risco de responder pelo delito de receptação, seja na modalidade dolosa, quando se sabe que o objeto é produto de crime, ou culposa, quando pelas circunstâncias e preço seria capaz supor que o aparelho seja de procedência ilícita – explicou o delegado Henrique Mesquita.

Na manhã de hoje, diversas vítimas compareceram a fim de receberem de volta seus telefones celulares, o que somente foi possível porque fizeram o registro da ocorrência policial constando o número do IMEI, que é o código de identificação única desses equipamentos eletrônicos, possibilitando o trabalho investigativo destinado a apurar tais delitos patrimoniais. Ressaltou a autoridade policial que várias unidades distritais vêm se destacando na recuperação desses aparelhos telefônicos, tais como a delegacia do Maiobão, que entre Janeiro e Julho de 2023 recuperou mais de 40 celulares.

Somente na sede da Seccional Leste, ao longo dessa semana, foram restituídos aproximadamente 10 telefones e, na data de hoje, 19 celulares estão à disposição das vítimas, aguardando o seu comparecimento para fins de formalização do termo de restituição respectivo. Destaque-se, por fim, que durante a entrega de um dos aparelhos, a vítima conseguiu identificar o autor do roubo, que ocorrera dentre de um veículo de transporte público, o que possibilitará a partir de agora a investigação policial em desfavor do suspeito.