Poder judiciário promove palestra sobre violência contra a mulher

A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (CEMULHER/TJMA), realizou uma palestra/roda de diálogo sobre violência doméstica e familiar baseada no gênero na Faculdade EDUFOR, no dia 30 de setembro de 2021.

A atividade, voltada para mulheres desempregadas em situação de vulnerabilidade social e/ou em busca de recolocação profissional, atendidas pela Pataforma ELA – FAZ, integrou a programação do evento “Amar Ela”, por ocasião do encerramento do mês Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.

Durante a palestra, foi discutido sobre os danos de todas as formas de violência doméstica e familiar à saúde mental da mulher, além de comentários sobre o fenômeno com base na Lei Maria da Penha. Houve também discussões sobre o feminicídio, que foi ilustrado por casos de grande repercussão no Brasil.

O público, formado em sua integralidade por mulheres, foi participativo, o que contribuiu para que o diálogo entre a palestrante, Amanda Rolim, analista-direito, e as mulheres fosse bastante frutífero. A estagiária de pedagogia da CEMULHER, Caroline Mordentte, igualmente contribuiu e dialogou com as mulheres presentes.

A Plataforma ELA – FAZ é parceira do projeto “Valoriza Mulher”, executado pela CEMULHER desde o ano de 2019. O projeto possui o objetivo de promover reconhecimento às empresas que investem em ações e projetos de prevenção à violência doméstica e familiar e garantia dos direitos das mulheres.