Plano Maranhão 2050 abre inscrições para captação de projetos de instituições
O primeiro plano estratégico de longo prazo, o Plano Maranhão 2050, coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), está em construção e acabou de entrar em uma nova etapa: o Inventário de Iniciativas. Projetos em andamento ou em fase de planejamento de organizações governamentais ou não-governamentais, como da sociedade civil ou do setor privado, têm a chance de integrar o Plano Maranhão 2050. As inscrições podem ser realizadas por meio do preenchimento de um formulário on-line até 10 de setembro.
As iniciativas inscritas serão avaliadas para então compor o Plano, que trata de estratégias para os próximos trinta anos. A reunião de projetos no Inventário é a primeira etapa para a formação da Carteira de Projetos do Plano Maranhão 2050. Os projetos selecionados ganharão ampla visibilidade com a inclusão na Carteira, já que o Plano Maranhão 2050 é uma iniciativa estratégica financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e coordenado por uma Comissão formada pelo Governo do Maranhão, Academia, Setor Privado e Sociedade Civil.
As entidades selecionadas participarão de ações de superação de desafios estruturantes dentro do Plano Maranhão 2050, que tem como propósito institucionalizar diretrizes para o desenvolvimento socioeconômico e redução das desigualdades, por meio do fortalecimento da estratégia de planejamento de longo prazo do estado.
O secretário de Estado do Planejamento e Orçamento e presidente da Comissão do Maranhão 2050, Vinícius Ferro Castro, incentivou a inscrição de projetos da sociedade civil: “O Plano Maranhão 2050 é uma iniciativa pioneira da gestão do governador Carlos Brandão, e se trata de uma política de Estado, não apenas de Governo. Sendo assim, nós queremos ouvir a população e construir juntos um futuro ainda melhor para todos os maranhenses”, destacou.
Que tipo de projeto pode participar?
A captação busca projetos estratégicos, ou seja, que dão condições para a criação de um bem, serviço ou resultado exclusivo que contribua de forma significativa para entregar benefícios relevantes à sociedade.
Na Carteira, o projeto selecionado fará parte de um recorte de ações prioritárias para o Maranhão, ganhando legitimidade e reconhecimento, o que não implica, necessariamente, financiamento direto pelo Governo do Estado.
Inscrições
Informações detalhadas do Plano Maranhão 2050 e o formulário do Inventário de Iniciativas podem ser obtidos no site [url=http://www.maranhao2050.ma.gov.br]http://www.maranhao2050.ma.gov.br[/url].