O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

Giro de NoticiasÚltimas Noticias

Plan Brasil realiza 1ª corrida contra exploração sexual e promove ocupação de cargospúblicos no Maranhão

Atividades em São Luís, Codó e Timbiras fazem parte da comemoração pelo Dia Internacional da Menina

Em celebração ao Dia Internacional da Menina (11 de outubro), a Plan Brasil, ONG que trabalha para romper ciclos de violências contra meninas, promove ao longo de todo o mês uma série de ações no Maranhão voltadas à valorização do protagonismo feminino na infância e adolescência, com foco na prevenção da exploração sexual e na promoção da igualdade de gênero.

A principal atividade da campanha é a realização da 1ª Corrida “Eu Corro Por Elas – Pelo enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes”, marcada para o sábado,11 de outubro, na Avenida Litorânea, em São Luís. O evento deve reunir cerca de mil participantes e inclui percursos para diferentes faixas etárias, com provas infantis e adultas de até 10 km. As inscrições estão disponíveis pelo valor de R$ 70,00, no site Central da Corrida.

Segundo a organização, a corrida vai além da prática esportiva: é um ato coletivo de engajamento e conscientização. “Cada quilômetro percorrido simboliza o nosso compromisso com a proteção das meninas. Unimos esporte e causa social para afirmar que é possível construir uma sociedade mais justa, segura e cheia de oportunidades para elas”, destaca Adeilma Holanda, Coordenadora Técnica da Plan Brasil em São Luís.

A iniciativa integra a campanha internacional Down To Zero, realizada em parceria com o Ministério das Relações Exteriores da Holanda, que atua no enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes, especialmente em comunidades vulneráveis de São Luís.

Meninas assumem cargos públicos por um dia em São Luís e Codó

Como parte das ações do mês, a Plan Brasil também promoverá a iniciativa “#Meninas ocupam”, movimento criado pela Plan international em 2016 que consiste em meninas e adolescentes assumirem, por um dia, posições de liderança em instituições públicas e privadas.

No dia 6 de outubro, Milena, de 15 anos, será empossada como Procuradora Geral de Justiça no Ministério Público do Maranhão, acompanhando a agenda oficial ao lado do Procurador Geral, Dr. Danilo José de Castro Ferreira. Na mesma manhã, Lislainny, também com 15 anos, assumirá o cargo de Promotora Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAO-IJ), participando das atividades com o promotor Dr. Gleudson Malheiros.

Já no dia 7, na Defensoria Pública, Clara, de 15 anos, e Ana, de 10 anos, serão empossadas como Defensoras Públicas. As meninas participarão de reuniões e compromissos institucionais ao lado do Defensor Geral Gabriel e do defensor Davi Veras, contribuindo com ideias e perspectivas durante a agenda.

Apenas com 7 anos, Clara Vitória se destacou como a mais jovem participante da ação, ao assumir o posto de Diretora Geral do IFMA – Campus Codó. Durante a manhã do dia 22 de outubro, ela acompanhará atividades institucionais, visitas à setores administrativos, e, finalizará a ocupação com um discurso no auditório para cerca de 80 estudantes.

No município de Timbiras, a adolescente Bruna, de 15 anos, assumirá, no dia 14 de outubro, a Secretaria de Assistência Social, participando de visitas técnicas.

As atividades contarão com participações de mais meninas e têm agendas definidas pelas instituições parceiras, com direito a assinatura de termos de posse, visitas a repartições, participação em reuniões e falas públicas, reforçando o papel transformador do protagonismo juvenil feminino.

SERVIÇO

Evento: 1ª Corrida “Eu Corro Por Elas – Pelo enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes”
Data: 11 de outubro de 2025
Horário: Concentração às 5h30 | Largada às 6h
Local: Avenida Litorânea (largada e chegada na Praça do Pescador), São Luís – MA
Inscrição: R$ 70,00 (valor promocional)
Site: Link
Premiação: Troféus para os três primeiros colocados por categoria
Informações: plan.org.br | @planbrasil

Sobre a Plan Brasil

Com cerca de 30 anos de atuação no país e presente em mais de 80 países ao redor do mundo, a Plan Brasil está comprometida em romper os ciclos de violências que afetam meninas, criando um futuro justo, seguro e equitativo para todas as pessoas. Com projetos sociais implementados no Maranhão, no Piauí, na Bahia e em São Paulo, e atuando em rede com o terceiro setor e movimentos sociais, a organização alcança todo o território nacional, inspirando e mobilizando a sociedade para transformar realidades, promovendo o protagonismo das meninas e fortalecendo suas vozes para que possam mudar a realidade ao seu redor.

Considerada uma das organizações mais confiáveis do país, a Plan Brasil está entre as 100 Melhores ONGs do Brasil e tem a certificação A+ no Selo Doar de Gestão e Transparência. Em 2024, foi reconhecida pela sexta vez como uma das Melhores ONGs do país, e pelo segundo ano consecutivo como a Melhor ONG do Maranhão. Em 2023, também recebeu pela primeira vez o prêmio de Melhor ONG de Defesa de Direitos.

Para saber mais sobra a Plan Brasil, acesse www.plan.org.br.