O Maranhense|Notícias do Estado do Maranhão

PGE/MA realiza testes para diagnóstico da Covid-19 em seus servidores

A Procuradoria Geral do Estado do Maranhão (PGE) promoveu, nesta quinta-feira 17), a testagem para diagnóstico da Covid-19 em seu efetivo. A atividade teve início no começo da manhã seguindo um cronograma predefinido por grupos para evitar a aglomeração no local dos exames e demais áreas comuns da instituição. 

Uma equipe composta por seis profissionais da Secretaria de Estado da Saúde aplicou o teste RT-PCR, que coleta, por meio de um cotonete, material genético nas narinas do paciente e investiga a possível infecção pelo coronavírus. O exame é o que tem hoje o melhor resultado na detecção do vírus ativo no organismo, considerado padrão ouro de eficácia. 

O primeiro servidor a realizar o teste foi o procurador Eduardo Leite. Para ele, a medida adotada pela PGE foi importante, pois possibilita uma maior proteção tanto para quem trabalha na instituição quanto para os que têm contato próximo com eles. “É uma ação positiva, pois nos permite ter mais segurança para exercer as atividades nos momentos presenciais e dar um pouco mais de tranquilidade também em respeito ao outro”, afirmou.

Ainda no turno da manhã, o procurador Osvaldo Cardoso, já vacinado e no seleto rol dos que não foram infectados pela doença, também se submeteu à testagem e parabenizou a Procuradoria pela iniciativa. “A PGE está de parabéns. É uma forma de promover uma proteção uniforme entre seus próprios servidores e minimizar a transmissão dentro do órgão”, ressaltou. 

Desde o início da pandemia, a Procuradoria Geral vem aplicando, com rigor, as medidas sanitárias orientadas pelos órgãos de saúde. Para evitar aglomerações nas atividades do dia a dia, foi criado um sistema de rodízio com horários e dias diferenciados entre as equipes de trabalho; uso de máscaras; diminuição da tramitação de documentos impressos; higienização constante de todos os ambientes dentro dos parâmetros necessários de combate à Covid-19; diminuição da circulação de pessoas em áreas comuns; disposição de álcool 70 em todas as estações de trabalho, recepção; corredores, escadarias e banheiros; sinalização visual com informações sobre as medidas de prevenção; dentre outras.~

De acordo com a gestora de Atividade Meio da PGE Maranhão, Sandra Setúbal, as medidas têm contribuído diretamente para o baixo número de casos registrados na instituição. “Além das medidas implantadas pela gestão superior da Procuradoria, o comportamento exemplar dos nossos servidores tem sido um dos principais fatores para o resultado positivo”, ressaltou.

Sobre a mobilização para a realização dos testes, Sandra enfatizou a necessidade de sensibilização para os cuidados consigo e com os outros, e que este foi o tema da rápida campanha produzida e que trouxe, nesse primeiro momento, um resultado bastante expressivo com mais de 30% da equipe testada em um único dia.

“Como estamos no meio de uma pandemia, onde muitos têm efetuado testes similares para o diagnóstico da doença por outros meios, sabemos que, na prática, esse percentual de testados é ainda maior. É importante, mesmo tendo o resultado negativo, não abrir mãos dos cuidados necessários à prevenção da Covid-19”. Nossa luta ainda não acabou”, alertou.