O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de Noticias

Pet com saúde: saiba como cuidar do seu amiguinho do jeito certo

Hoje, vamos discutir algumas maneiras simples de implementar um estilo de vida mais saudável para o seu animal de estimação para ajudar a proporcionar-lhes a melhor chance para uma vida longa livre de doença. Você também pode notar alguns sinais e sintomas sutis que onde que seu animal de estimação pode apresentar em casa e indicar um problema de saúde.

Atualmente existem muitos produtos que podem ajudar você a manter a boa saúde do seu animal, como, por exemplo, Longevi, produto da Petvi, que nada mais é um suplemento animal.

8 Dicas para prevenir doenças em cães e gatos

Estas 8 dicas são a melhor maneira de manter seus animais de estimação saudáveis e seguros.

1. Mais Importante

Alimente seu animal de estimação com uma dieta alimentar completa de alta qualidade. Vamos começar com a pergunta que muitas vezes ouvimos de novos donos de animais: meu animal de estimação é saudável, por que preciso trocar sua comida?

É uma ótima pergunta, especialmente para aqueles com cães mais jovens com sistema imunológico forte e muita energia. Embora eles não estejam visivelmente doentes, isso não significa que não haja desequilíbrio acontecendo internamente e pode haver mais que você possa fazer para prevenir doenças em cães e gatos. 

2. Controle o peso do seu animal de estimação

Animais de estimação com excesso de peso são mais propensos a diabetes e outras doenças. Além disso, nossos animais de estimação idosos tendem a ter dificuldade em se movimentar e podem desenvolver doenças articulares degenerativas.

Para manter seus animais de estimação saudáveis, certifique-se de que eles mantenham um peso saudável e alimente-os com uma dieta baseada em nutrição de alimentos integrais de alta qualidade.

3. Use suplementos naturais para a articulação, pele e saúde cardíaca

Recomenda-se glucosamina e sulfato de condroitina, bem como ácidos graxos, ômega 3. Os tutores de animais de estimação devem iniciar a alimentação do seu animal de estimação com esses suplementos em uma idade muito jovem. Fale com o veterinário sobre os benefícios específicos para a saúde e a dose que seu animal de estimação precisa.

4. Leve seu animal de estimação pelo menos uma vez ao ano no veterinário

Detectar doenças e mudanças sutis precocemente é crucial para proporcionar uma vida longa e saudável ao seu animal de estimação. Os animais não podem nos dizer quando se sentem doentes. Os cães se comunicarão um pouco, mas os gatos não mostrarão que estão doentes até ficarem muito doentes.

5. Mantenha a saúde bucal do seu animal de estimação (e limpe os dentes profissionalmente)

A doença Periodontal é a doença mais negligenciada em animais de estimação e pode causar problemas de saúde significativos. Imagine se você nunca escovou os dentes. Nossos animais de estimação não são diferentes.

Embora seja altamente recomendável, a maioria dos pais de animais de estimação não escova ativamente os dentes do cão ou do gato. Mas eles ainda são suscetíveis às mesmas doenças causadas pela falta de higiene dental que os humanos, como doenças cardíacas, diabetes e doenças sistêmicas. Cuide dos dentes para manter seus animais de estimação saudáveis.

6. Conheça as emergências que precisam de atenção imediata de um veterinário 

Muitas vezes, as pessoas não conseguem distinguir quando seu animal de estimação precisa ser visto imediatamente por um veterinário ou se um problema pode esperar. Doenças e infecções em cães e gatos podem ser difíceis de diagnosticar. 

Os tutores devem sempre seguir o seu instinto. Se você está preocupado e não tem certeza, nunca hesite em ter seu animal de estimação avaliado por um veterinário.

7. Manter uma boa saúde mental com exercícios e socialização adequados

Assim como nós, uma saúde mental saudável e estável é imperativo para uma vida longa e saudável, livre de doenças. Está bem documentado que altos níveis de estresse podem levar à liberação do excesso de cortisol, o que pode causar uma infinidade de doenças e tensão no corpo.

Os animais de estimação precisam de socialização, atenção e exercício adequados. Certifique-se de agendar o tempo diário para exercícios adequados e socialização com pessoas e outros animais de estimação.

8. Pegue em sinais sutis que podem indicar doenças

Como mencionado anteriormente, detectar doenças precocemente é crucial no tratamento e na saúde do seu animal de estimação. Muitas vezes, os tutores do animal de estimação podem não perceber que seu animal de estimação pode estar mostrando sinais de doença. 

A seguir estão alguns sintomas leves de cães doentes que podem indicar que seu animal de estimação deve ser avaliado por seu veterinário:

  • Ofegante excessivamente;
  • Mais lento para se levantar e se mover;
  • Mudanças nos hábitos alimentares ou de consumo;
  • Mudanças na micção ou defecação;
  • Dormir mais;
  • Buscando diferentes áreas para dormir e descansar;
  • Mudanças no peso.

Cabe a nós darmos aos nossos animais de estimação a vida mais saudável possível.