Pesquisa Nacional aponta que estudantes do Maranhão são os mais satisfeitos com modelo de ensino integral

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) recebeu, na última quinta-feira (4), representantes do Instituto Sonho Grande, que apresentaram resultados da Pesquisa de Acompanhamento e Desenvolvimento do Integral (PADI), realizada em 2022. A organização ainda apontou indicadores dos faróis de maturidade, uma ferramenta que mapeia o desenvolvimento do ensino integral em 20 estados brasileiros. 

O Maranhão ficou na segunda posição no ranking de melhor execução do modelo de educação integral, além de ser o 1º em acolhimento, protagonismo e desenvolvimento do projeto de vida, segundo a PADI. A pesquisa constatou ainda que os estudantes do estado são os mais satisfeitos com o modelo de ensino.

O formulário da pesquisa foi respondido por mais de 3.800 estudantes e 536 professores dos Centros Educa Mais maranhenses, e foi possível observar o bom desenvolvimento e aplicação do modelo pedagógico.

A reunião, que aconteceu entre o subsecretário da Seduc, Anderson Lindoso; secretário adjunto de Educação Profissional e Integral, Delmar Matias; secretária Adjunta de Educação, Nádya Dutra; coordenador do Instituto Sonho Grande, Guilherme Rampim, e equipe; foi discutida a possibilidade da ampliação dos modelos de escola em tempo integral em todo o estado, além de investimento em infraestrutura como das cozinhas e refeitórios.

O subsecretário, Anderson Lindoso, afirmou que os dados apresentados pela PADI são um reconhecimento das políticas públicas educacionais do Governo do Maranhão. “Este é um reconhecimento das políticas públicas educacionais iniciadas no governo Flávio Dino, com o programa Escola Digna, que revolucionou a história da educação no Maranhão. Queremos disponibilizar ainda mais vagas de ensino em tempo integral para os nossos estudantes, para isso precisamos continuar investindo fortemente em infraestrutura, qualidade de ensino, em segurança, entre outros, para que possamos comemorar resultados ainda melhores”, afirmou Anderson Lindoso.

O coordenador do Instituto Sonho Grande, Guilherme Rampim, afirmou que durante o mapeamento também foram identificados desafios da educação em tempo integral no estado. “Além de aumentar o número de escolas no Maranhão, vamos ter que pensar na infraestrutura das cozinhas e refeitórios, já que os alunos irão passar o dia inteiro na escola. Vamos pensar no fortalecimento dos gestores das Unidades Reginais da Seduc, além de apoiar no planejamento de expansão e de infraestrutura”, disse Guilherme Rampim.

Visita ao Centro Educa Mais Professora Maria Pinho

Na manhã desta sexta-feira (5), o secretário adjunto Delmar Matias juntamente com o coordenador do Instituto Sonho Grande, Guilherme Rampim, visitaram o Centro Educa Mais Professora Maria Pinho, localizada bairro Cohatrac, em São Luís.

A visita realizada na escola teve como objetivo observar como é aplicado o projeto de vida e de iniciação científica. “Fico muito feliz em constatar, in loco, os avanços conquistados pela educação integral do Maranhão, a exemplo do Centro Educa Mais Professora Maria Pinho. Os marcadores importantes da rede contribuem, não somente com a formação intelectual, mas também social dos alunos. Práticas positivas dentro da educação integral que apontam que estamos trilhando o caminho certo, reflexo do compromisso do governador Carlos Brandão e da iniciativa do secretário de Educação e vice-governador, Felipe Camarão”, expressou Delmar Matias.

O Centro Educa Mais Professora Maria Pinho é destaque porque acumula prêmios na Olimpíada Brasileira de Astronomia (Oba), em lançamento de projétil de foguetes, obtendo o recorde nacional nessa categoria.

Além de ter a professora de matemática, Sandra Eloi, como uma das finalistas da região nordeste para a premiação `Educador Transformador ́, que acontece na quarta-feira (10), em São Paulo. Sandra concorre pela categoria Ensino Médio – Anos Finais, com o projeto “InovAçaí”, na produção de embalagens biodegradáveis a partir da fibra do próprio fruto. A iniciativa é realizada pelo Instituto Significare, Bett Brasil e Sebrae, que apoiam educadores, instituições e projetos que preparam pessoas para um futuro sustentável.

O “InovAçaí” surgiu durante as aulas de Matemática com a iniciação científica e práticas experimentais inovadoras. O intuito é exercer o protagonismo através da pesquisa e a preservação dos recursos naturais que representam cerca de 80% do fruto do açaí, e que é descartado pelos produtores e comerciantes substituindo o uso de embalagens plásticas.

Sonho Grande

O Instituto Sonho Grande (www.sonhogrande.org) é uma organização sem fins lucrativos, com sede em São Paulo (SP) e apartidária que trabalha em colaboração com estados e terceiro setor para a melhoria da qualidade do ensino das redes públicas. Desde 2015, apoiamos a expansão do Ensino Médio Integral e avaliamos os resultados do modelo.