Pesquisa aponta otimismo de empresários com a Black Friday 2021

A vhsys, fornecedora de plataforma de gestão para micro e pequenas empresas, acaba de divulgar o resultado da pesquisa “Expectativa das micro e pequenas empresas para a Black Friday 2021”, realizada na primeira quinzena de outubro com 856 empreendedores de todo o Brasil.

De acordo com o levantamento, 85,9% dos micro e pequenos empresários entrevistados acreditam que o avanço da vacinação e a flexibilização das normas de distanciamento vão contribuir para as vendas na Black Friday. E quase metade dos participantes da pesquisa, 45,8%, acreditam que o faturamento na “temporada de compras” pode salvar o ano ou ser o melhor resultado mensal até agora para as empresas.  

A ampliação dos canais de vendas online, como e-commerce, marketplaces e lojas online, será o fator que mais influenciará o aumento das vendas na Black Friday segundo o estudo, com 25,8% das respostas. Outros destaques foram maior familiarização do público com compras pela internet (26,1%) e aumento da circulação de pessoas nas ruas (18%). 

“Apesar da alta expectativa em relação ao varejo físico, gerada pela flexibilização das restrições ao comércio, o período também é apontado como grande oportunidade para ampliar a visibilidade das marcas nos meios digitais, uma vez que quase 52% dos empresários ouvidos em nosso levantamento destacaram o aumento dos canais online e a popularização da internet como pontos cruciais para atrair mais clientes”, diz Reginaldo Stocco, CEO da vhsys.

Descontos reais

Quando perguntados sobre os descontos “reais” que pretendem dar na Black Friday, 44,2% dos entrevistados disseram que reduzirão os preços em até 20%, outros 18% disseram que os descontos em seus produtos e serviços serão de 21% a 40% e 4,6% dos participantes planejam promoções ainda maiores – com descontos entre 41% e 60%.

Mais da metade dos empreendedores que participarão da Black Friday o farão tanto no ambiente físico quanto no online (60,4%), enquanto 22,2% pretendem focar no online e 17,4% atuarão somente no ambiente físico. 

Nem tudo são flores

Alguns fatores que podem atrapalhar os resultados das empresas nesta Black Friday, segundo os participantes da pesquisa, são: alta nos preços para produção (44,6%), falta de estoque (36,7%), atraso na entrega de produtos (19,4%) e dificuldade de atendimento causada pelo aumento de demanda (15,1%).

Campanha vhsys 

Com o objetivo de ajudar os empreendedores a preparar suas operações para a Black Friday, a vhsys está promovendo, até 30 de novembro, a campanha “Black Friday vhsys – Enquanto todo mundo compra, seu negócio vende mais”, que tem como destaque descontos progressivos de até 60% para aqueles que assinarem a plataforma de gestão da empresa.

Além disso, os novos clientes terão acesso à materiais exclusivos sobre como tornar as vendas mais eficientes durante a Black Friday, por meio da Academia de Empreendedores vhsys – iniciativa online com vídeos, treinamentos e e-books.

Sobre a vhsys

A vhsys é uma empresa de tecnologia que oferece um sistema de gestão empresarial descomplicado para micro e pequenas empresas. O sistema conta com módulos online para emissão de nota fiscal, controle financeiro, vendas e estoque, além de uma loja de aplicativos e integrações exclusivas que ampliam os recursos do empreendedor. Em 2019, a empresa se tornou uma das investidas do grupo Stone Co., e desde então alia sua ferramenta de gestão com o serviço de pagamentos da Stone. Sediada em São José dos Pinhais, Paraná, a vhsys também integra o ranking das melhores empresas para trabalhar, segundo o Great Place to Work, e é uma das mais amadas do Paraná, de acordo com a Glassdoor.