O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de Noticias

Pertinho de Casa chega a São Luís para fortalecer a economia local

A Rede Asta, organização social com ampla atuação junto a microempreendedores e que tem como missão contribuir para reduzir a desigualdade social, se une à Accenture para ampliar a digitalização e acesso a mercado e treinamentos de nano empreendedores na plataforma “Pertinho de Casa”, iniciativa sem fins lucrativos desenvolvida pela gigante da tecnologia.

A Pertinho de Casa é uma plataforma que nasceu na pandemia com propósito de ajudar empreendedores de diversos tamanhos a venderem seus produtos para consumidores que morassem perto de seu negócio. Com a chegada da Rede Asta, que complementa a ação trazendo o olhar para os territórios e promovendo engajamento cívico, a plataforma que já conta com 23.000 negócios cadastrados espera ampliar para 200.000 esse número nos próximos dois anos, com atuação de articulação em pelo menos 15 municípios brasileiros, em diversos Estados até o final de 2022.

O Brasil conta com 55 milhões de microempreendedores, dentre Meis, MEs e trabalhadores informais. Juntos eles geram 50% de empregos no país. No Estado do Maranhão, existem cerca de 118 mil microempreendedores, sendo que, na capital São Luís, só entre janeiro e março de 2020, foram abertas 2.600 MEIs (Sebrae). O percentual é bastante significativo, mas a crise gerada pela pandemia afetou

drasticamente os pequenos empresários. Por isso, em 2020, a Rede Asta desenvolveu a Pertinho de Casa, plataforma virtual, sem fins lucrativos, que, em 2021, passou a contar com a parceria e a expertise da Accenture.

A plataforma aproxima o consumidor dos pequenos negócios de seu território. As vantagens dessa rede de serviços são muitas: as regiões se fortalecem economicamente e geram empregos às populações locais; o meio ambiente é positivamente impactado com a diminuição da emissão de toneladas de gases poluentes; produtos perecíveis chegam aos lares mais rapidamente, o que evita

desperdícios e o uso de embalagens desnecessárias; a oferta tende a respeitar culturas e costumes locais, levando à população o que de fato precisam e querem consumir.

QUEM FAZ PARTE DA REDE

Para acessar a plataforma Pertinho de Casa basta entrar no site ou baixar o aplicativo do Play Store ou AppStore para o celular. As transações de compra e venda são feitas através do WhatsApp.

Atualmente, a plataforma abrange 709 cidades de todos os estados brasileiros, com 17 mil micro negócios cadastrados. “Acreditamos na força das micro revoluções como motor para alavancar uma vida mais próspera para todos e todas. A Pertinho de Casa pretende encurtar distâncias, apoiar os empreendedores e diminuir o percentual de 45% dos pequenos empresários que não conseguem avançar e quebram nos primeiros dois anos”, explica Alice Freitas, co-fundadora da Rede Asta. Com a parceria da Accenture, a iniciativa tem como meta envolver 200 mil micro negócios até 2022.

Muito mais do que um espaço de venda e compra de produtos e serviços, graças a parcerias estabelecidas com diferentes instituições especializadas, os empreendedores recebem formação e treinamento sobre temas relacionados à estrutura dos negócios. A plataforma também serve como alternativa aos aplicativos de delivery, sem cobrar taxas dos empreendimentos locais.

O movimento Pertinho de Casa já conta com 194 empreendedores ludovicenses cadastrados na plataforma e pretende expandir ainda mais sua atuação local. Quem vende algum produto ou oferece qualquer tipo de serviço, pode se cadastrar de forma gratuita na plataforma Pertinho de Casa (via site ou via aplicativo de celular) para montar sua loja, impulsionar suas vendas e fortalecer a rede de econômica local em São Luís.

Os microempreendedores sentem a diferença ao participar da plataforma, como conta a produtora rural de Ribeirão Preto (SP), Maria Cristina Sartorini Silva: “Me cadastrei no site Pertinho de Casa e agora, quase todos os dias, clientes novos me ligam e, com isso, meu faturamento aumentou em 100%. Esse projeto foi muito importante para a minha vida.”

Sobre a Rede Asta

Organização social fundada em 2005 que tem como missão contribuir para a redução das desigualdades sociais, por meio de ações que promovam a ampliação da renda dos nano empreendedores do Brasil, sempre trazendo acesso ao mercado e à educação como ferramentas de transformação social.

Sobre a NAVE

A Organização em prol da Natureza, Arte Vida e Educação, entidade parceira da Rede Asta em São Luís, no projeto “Pertinho de Casa”, possui 14 anos de existência. A NAVE atua a partir da visão holística acerca da realidade do mundo, focando sua atenção no desenvolvimento pleno e harmônico das pessoas e da natureza como alicerce fundamental da construção de uma sociedade justa, igualitária e sustentável.