O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Plantão

Período de férias conta com reforço da Operação Praia Segura

Quem aproveitou o fim de semana para desfrutar de sombra e uma bela paisagem na orla de São Luís percebeu o aumento da presença do Corpo de Bombeiros. Com o período de férias, a quantidade de banhistas sobe e a corporação reforça as ações de segurança com a Operação Praia Segura. O patrulhamento das praias em São Luís foi intensificado com aumento do efetivo e dos veículos, como triciclos e motos aquáticas, além da mobilização de ambulância para os casos de emergência.

Toda essa segurança proporciona tranquilidade a banhistas, como o advogado Walberth Ducanges, que levou as filhas para curtir as férias na Praia do Calhau. “É sempre muito importante ter ações como essa do Corpo de Bombeiros. Eu estou vendo que de fato estão bem ativos e rodando tanto na praia quanto no mar. Às vezes é um descuido ou mesmo o mar, uma corrente ou um buraco, que pode ocasionar um acidente. Eu observo bem os meus filhos com relação ao mar e às pessoas que se aproximam, não tiro os olhos deles”, afirmou.

A atenção redobrada com os pequeninos é uma das orientações repassadas pelo Corpo de Bombeiros durante esse período. “Uma das ocorrências muito frequentes são crianças perdidas. Quem vem acompanhado de crianças deve se manter próximo aos seus filhos. A Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático [Sobrasa] recomenda que a distância ideal seja um braço de distância. Outra orientação é sobre a profundidade, como diz o ditado: água no umbigo, sinal de perigo. Então evite locais de grande profundidade”, informou o coordenador de praia do Batalhão de Bombeiros Marítimos (BBMar), major Jefferson Serra.

Ele destacou que para auxiliar os banhistas, especialmente turistas, a corporação também está fazendo abordagens informativas. Os militares ficam atentos a crianças desacompanhadas para orientar os responsáveis, passam informações para grupos de excursão que chegam a orla, além das demais ações, que incluem a sinalização dos locais que oferecem algum risco com bandeiras vermelhas.

Tecnologia a serviço da segurança

Para auxiliar nas ações de orientação aos banhistas, os bombeiros também contam com a tecnologia, a partir do aplicativo “Praia Segura SLZ”, disponível para os sistemas Android e IOS. O app traz informações de todas as praias de São Luís com os pontos de risco, balneabilidade, características da área, os locais mais recomendados para banho e um botão de pânico para informar ocorrências ao Corpo de Bombeiros.

“Além de todo esse conjunto de informações sobre a praia que a pessoa está visitando, nesse aplicativo você tem como acionar o Corpo de Bombeiros caso verifique alguma situação de risco de afogamento. Existe um botão de pânico que automaticamente faz uma chamada para o CIOPS [Centro Integrado de Operações de Segurança]. O aplicativo também apresenta dicas e vídeos com orientações para um lazer mais seguro”, informou o major Jefferson Serra.

O uso da tecnologia a serviço da segurança nas praias chamou a atenção da engenheira civil Romaine Barbosa. Ela conta que já segue as medidas de segurança sempre que está no mar, incluindo manter o cuidado com a profundidade.

“Eu não vou muito fundo, procuro ficar sempre na beira, e sempre uso protetor solar. Eu acho maravilhosa essa iniciativa dos bombeiros, principalmente nesse período de férias que tem aumento do movimento na praia. O aplicativo também é uma excelente iniciativa e eu vou baixar”, disse.

A autônoma Catiane Câmara também elogiou a iniciativa. “Eu sempre trago a minha filha à praia, principalmente agora nas férias. Ela gosta de passar o dia aqui na praia e eu sempre gosto de estar perto do posto de salva-vidas. É bem interessante ter essa operação dos bombeiros, deixa a gente mais tranquilo, e também é importante ter um aplicativo como esse”, comentou.

Realizando o sonho de conhecer São Luís, Maria Aparecida, que é do estado de Tocantins, ficou deslumbrada ao conhecer as praias da capital maranhense e aprovou as medidas para segurança dos banhistas.

“Esse era o meu sonho: conhecer São Luís. A minha filha falou que iria me presentear e me trouxe aqui. Eu estou gostando muito e é muito bom ter todas essas ações”, afirmou.