Perigo para usuários: caminhão com excesso de 6,5t é retido pela PRF na BR-316
Na manhã da última terça-feira (5), no km 159 da BR-316, no município de Araguanã/MA, a PRF abordou um caminhão que transportava carga de cimento.
Durante a fiscalização, os policiais constataram através da documentação apresentada um excesso de peso de 6.500kg. A carga tinha 28.000kg de peso bruto total (PBT), sedo que o limite técnico é de 21.500kg, conforme Art. 100 CTB, resolução 882/21 do CONTRAN e Portaria SENATRAN 268/2022.
Desta forma, o excesso de peso verificado é de 30% do seu peso bruto total (PBT), o que causa graves prejuízos ao pavimento da rodovia e gera perigo aos que por ela trafegam. A capacidade de frenagem do veículo fica reduzida, uma vez que o projeto do sistema de freio e seus componentes são dimensionados para o PBT técnico definido pelo fabricante do veículo, não prevendo tal excesso de carga.
O condutor assinou o termo circunstanciado de ocorrência (TCO) por ser um crime considerado de menor potencial ofensivo, no enquadramento de expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente (art. 132, do Código Penal).
O veículo ficou retido para a realização do transbordo do excesso de peso verificado.