Pelos ao vento: Saiba como funciona uma rotina para pets de pelo longo

Cuidados com os pets tem se tornado cada vez mais importante para os tutores, passou o tempo em que era feito apenas o básico. Pensando nisso, hoje vamos tratar de um assunto que levanta diversas dúvidas, afinal, como deve ser feito o cuidado dos pets que possuem pelo longo?

Para esclarecer essas questões, conversamos com a médica veterinária do PetMania, Rayule Cristina, que explica como deve ser pensada a rotina de banho desses bichinhos. “Normalmente  o banho e tosa vai variar de acordo com a rotina do animal, se ele é um animal de pelo longo que passeia todo dia, que frequenta a creche e tem uma vida social ativa, o ideal é que ele tome banho toda semana e que o pelo seja tosado pelo menos uma vez por mês”, pontuou a veterinária.

Animais de pelo longo precisam de uma atenção redobrada, eles trocam de pelo em um ciclo menor que os demais. Por conta disso, é muito importante a escovação e hidratação durante o banho, para que os pelos não sejam danificados ou criem pontas duplas. 

Mas quando estamos falando de animais que possuem algum problema de saúde ou são alérgicos, estes banhos devem ser feitos com uma frequência maior, 2 banhos por semana é o indicado pela veterinária. “Algumas raças já nascem com uma predisposição genética a terem problemas de pele, então nesses animais a rotina de banho e cuidados diários é diferenciada, sendo o banho de 2 vezes por semana, para fazer a remoção mecânica desses alérgenos para evitar as crises”, informou.