O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de Noticias

Paulo Velten toma posse no Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB)

O desembargador Paulo Velten, corregedor-geral da Justiça e presidente eleito do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) tomou posse, nesta quarta-feira, 9, como membro honorário do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), por indicação dos seus representantes maranhenses, Daniel Blume de Almeida e Thiago Brhanner Costa.

Em sessão virtual transmitida pela plataforma youtube, conduzida pela presidente do IAB, Rita Sant’anna Cortez, o desembargador prestou o juramento de contribuir para “o estudo do Direito e difusão dos conhecimentos jurídicos e culto à Justiça”, assinou o Termo de Compromisso e falou de sua satisfação ao ingressar no IAB, após anos de carreira na advocacia e, atualmente, na magistratura estadual, onde ingressou pelo parcela do quinto constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O desembargador disse ter concluído – no exercício da profissão de advogado e de magistrado -, que a advocacia, além de ilustre, é gratificante. “Posso dizer isso com a experiência daquele que dedicou vida alma, coração, tudo o mais pela advocacia”. Segundo Paulo Velten, é na área da advocacia que militam os melhores talentos do Direito. “Eu não tenho dúvida que é na advocacia o de repositório dos quadros mais qualificados que nós temos no mundo do Direito”, destacou.

“Na advocacia eu forjei o meu caráter para a luta, na advocacia eu aprendi a combater o bom combate. Na advocacia eu percebi que vale você fazer mais do que o dinheiro paga. Na advocacia eu sempre me esmerei a dar o melhor, a fazer o melhor, muito mais até do que o cliente sonha e do que o cliente espera. E descobri, depois de muito tempo exercendo a advocacia, com essa paixão própria do advogado, que era assim que eu estava me tornando advogado. Atuando com respeito, com integridade, com ética, com lealdade, seguindo as máximas de Couture, estudando todos os dias, procurando aprender e me aprimorar profissionalmente todos os dias, fazendo da advocacia uma profissão de fé, um sacerdócio”, declarou Paulo Velten em seu discurso de posse. 

Compareceram à solenidade virtual diretores do IAB; o deputado federal Miro Teixeira; o presidente da OAB-MA, Kaio Saraiva Cruz; os advogados Thiago Brhanner e Eduardo Moreira; o desembargador aposentado Manoel Gomes, pai do desembargador e sua esposa, Daniela Busa Velten e associados do instituto.

SAUDAÇÃO

Em breve saudação ao empossado, o representante do IAB no Maranhão, Daniel Blume, ressaltou que o novo membro do instituto é um dos magistrados mais respeitados de sua geração, no Maranhão e no Brasil, e dos mais destacados professores de Direito Civil. “Aqui eu falo do magistrado sempre atento à preservação das liberdades, da democracia e da Justiça; falo do professor empenhado no fortalecimento da inteligência jurídica brasileira”, ressaltou o advogado em sua saudação.

SOBRE O IAB

O IAB, fundado em 1843, é uma associação sem fins lucrativos, de caráter nacional, com personalidade jurídica de direito privado. É considerado correspondente da Academia da Advocacia, por ser um espaço dedicado à cultura e ao debate dos grandes temas nacionais, bem como de defesa da ordem jurídica e do Estado Democrático de Direito.

Segundo o seu estatuto social, o instituto se destina à defesa do Estado Democrático de Direito e seus princípios fundamentais; ao estudo do Direito, a difusão dos conhecimentos jurídicos e o culto à justiça; à colaboração e atuação, por todos os meios admissíveis, na manutenção e no aperfeiçoamento da ordem jurídica legítima e democrática; à promoção da defesa dos interesses da nação, da igualdade racial, das garantias individuais e coletivas, dos direitos humanos e sociais, do meio-ambiente, dos consumidores e do patrimônio cultural, artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico e à contribuição para o aperfeiçoamento do ensino e da pesquisa jurídica.

Já pertenceram ao quadro do IAB personalidades históricas como Teixeira de Freitas, Rui Barbosa, Nabuco de Araújo, Clovis Bevilacqua e André Faria Pereira.